Covid-19: Pessoas que realizaram a 1ª dose até 8 de maio devem procurar as unidades de saúde de São Luiz Gonzaga para a 2ª aplicação   

(Foto: Arquivo/Divulgação)

Intervalo entre as doses das vacinas contra a COVID-19 foi reduzido  

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) solicita as pessoas que receberam a 1ª dose da vacina contra COVID-19 até o dia 8 de maio, que procurem a unidade de saúde onde ocorreu a 1ª aplicação para receber a 2ª dose. Para a imunização, é preciso apresentar um documento de identificação, cartão SUS e o comprovante da 1ª aplicação.   

A alteração do cronograma – com a antecipação de 12 para 10 semanas no intervalo entre as doses das vacinas contra a COVID-19 – foi anunciada pelo Governo do Estado e busca garantir a melhor resposta imune da população para novas variantes do coronavírus. 

A enfermeira Águeda Balbé, a qual coordena o Centro de Saúde, ressalta a importância de concluir a imunização contra a COVID-19. “Com a 1ª dose você inicia o processo de imunização, mas a vacina para dar garantia contra a doença somente com as duas doses. Pedimos a todos que fiquem atentos para a data de aplicação da 2ª dose, ainda mais agora com essa antecipação, e retornem a ESF onde realizaram a vacina no período previsto”. 

Além da 2ª dose, nesta terça-feira, as unidades de saúde também realizam a imunização de pessoas com 38 anos ou mais. Para receber a 1ª dose, é preciso apresentar um documento de identificação, cartão SUS e a caderneta de vacinação. 

Mesmo com a campanha em andamento, os cuidados devem ser mantidos. Usem máscaras de proteção facial ao circularem pelas ruas e estabelecimentos; evitem aglomerações (incluindo eventos familiares); realizem a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; entre outras ações para evitar a disseminação do vírus.  

Por Larissa Dorneles

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga