Jeferson Fernandes convida comunidade para acompanhar live em Defesa do Crédito Emergencial para a Agricultura Familiar

(Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS/JC)

Evento será transmitido pelas redes sociais e ocorre na próxima sexta-feira, 23, às 19h

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) falou hoje, 20, sobre a preocupação da bancada do partido com a situação vivenciada pelos agricultores familiares, assentados, pescadores e outras comunidades como indígenas e quilombolas. O parlamentar destaca que a pandemia acentuou problemas que já existiam, sobretudo com o encerramento de feiras, interrupção da compra de merendas por parte dos governos, evasão de pessoas mais jovens (sucessão familiar), “sem contar a tendência de plantio de uma única cultura, o que atrapalha a sustentabilidade”.

Fora estes condicionantes, Jeferson ainda acrescenta que os agricultores familiares ficaram fora do auxílio emergencial. Por isso, a bancada protocolou um projeto – que já tem parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – que cria um crédito emergencial em socorro às mais de 280 mil famílias que vivem da terra no Rio Grande do Sul.

Este recurso seria destinado via BNDES, Banrisul, envolvendo as cooperativas de crédito, para que cada família tenha acesso a cerca de R$ 5 mil, podendo pagar – após carência de um ano – ao menos 50% do valor por meio da entrega de produtos de sua produção direto para entidades assistenciais do município. Os outros 50% seriam subsidiados.

A outra modalidade do recurso seria para investimentos. Segundo Jeferson, o estado reduziu em 40% os recursos para a agricultura familiar de 2014 para cá.

O encontro de sexta-feira, que ocorrerá de forma virtual e será transmitido pelos canais do partido e do deputado no Facebook e YouTube, tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar as lideranças para que o projeto tenha andamento. A transmissão inicia às 19h.

Caso ande com celeridade, a expectativa é que até outubro o projeto já tenha aprovação na Assembleia e o governo já consiga colocar recursos no orçamento. “Tendo vontade política se resolve tudo de forma rápida”, finalizou Jeferson Fernandes.

Fonte: Rádio São Luiz