Canil de São Luiz Gonzaga será reformulado e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente elabora projeto que prevê cadastramento de todos os animais domésticos do município

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Luiz Gonzaga, Atanásio Santiago, falou nesta semana sobre a atual situação do canil. O espaço, que tem capacidade máxima para 20 animais, ainda funciona de maneira improvisada, sem a estrutura adequada.

Para solucionar a questão, a pasta conseguiu aporte para a reformulação e agora aguarda a publicação do edital para realização das obras, o que deve ocorre, segundo Atanásio, ainda este ano. A expectativa é que após ser definida a empresa vencedora, a obra fique pronta em cerca de três meses.

A reformulação prevê um “canil modelo”, que abrigue os animais de forma adequada e preste todo o serviço de laboratório e atendimento – que hoje é feito fora – dentro do local.

Atanásio lembrou que o canil é um abrigo temporário. Sempre que um animal chega ao local ele recebe tratamento e logo é encaminhado para doação. Além disso, a pasta sempre deixa algumas vagas sobrando, pois são frequentes os casos de emergência e abandono. “Pedimos que as pessoas cuidem, tenham responsabilidade, não larguem na rua. Doe e não largue”, comentou Atanásio.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está elaborando um projeto que prevê a “chipagem” de todos os animais domésticos do município. O objetivo é ter um cadastro desta população e diminuir os casos de abandonos sem responsabilização.