Lideranças da região devem se reunir com secretária de Saúde para pedir que São Luiz Gonzaga seja um polo de exames de mamografia

(Foto: Abnner Kaique/Divulgação)
Informação foi confirmada pelo vereador Valmir Silveira, MDB, nesta semana
Com o impasse criado a partir da decisão do Hospital São José, de Giruá, de recolher o mamógrafo e chamar de volta sua equipe, que atualmente faz os exames no Centro de Saúde de São Luiz Gonzaga, iniciou-se uma mobilização para resolver a questão. Políticos e autoridades da saúde passaram a articular com a direção do São José – que justifica a decisão por conta da baixa procura pelo serviço – uma solução que não prejudique as mulheres de São Luiz Gonzaga e municípios do entorno.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
Com o avanço das discussões, o prazo para esta remoção foi ampliado para dois meses até que o município possa se organizar. Até lá, segundo o vereador Valmir Silveira, do MDB, as autoridades vão sugerir ao estado que sejam criados dois polos regionais para exames de mamografia, um em São Luiz Gonzaga e outro em Ijuí.
Caso o governo estadual sinalize positivamente para esta proposta, o município deve adquirir um mamógrafo, que futuramente seria instalado no Hospital São Luiz Gonzaga. Para cobrar a viabilidade do serviço, as autoridades estão se mobilizando para apresentar a proposta para a secretária de Sáude, Arita Bergmann.
Os exames de mamografia são o principal meio de prevenção e de diagnosticar precocemente o câncer de mama. Ele deve ser feito anualmente por mulheres a partir dos 40 anos.
Fonte: Rádio São Luiz