Piti Werle, prefeito em exercício, fala sobre encaminhamentos do Executivo enquanto Brondani cumpre agenda em Brasília

Piti Werle, prefeito em exercício de São Luiz Gonzaga. (Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

São Luiz Gonzaga – O prefeito em exercício de São Luiz Gonzaga, Piti Werle, falou nesta quarta-feira, 15, sobre alguns encaminhamentos importantes que estão sendo realizados nesta semana. As incumbências estão sob coordenação do vice-prefeito, pois Sidney Brondani cumpre agenda em Brasília.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Uma das pautas é o projeto do pavilhão da coleta e reciclagem do lixo, cuja localização será no horto florestal. O projeto visa suplementação orçamentária e também o fracionamento do terreno onde será instalada a edificação. O Executivo agiliza a documentação para que a Câmara de Vereadores consiga apreciar o texto já na sessão de segunda-feira.

O gestor também busca agilizar, junto à Corsan, obras pontuais que a companhia precisa executar. Sem esse serviço, a pavimentação de algumas das 16 quadras – recentemente anunciadas – não pode iniciar. O município cobra celeridade para não atrasar o cronograma.

Piti falou também sobre o projeto-piloto de iluminação pública, cuja abertura da licitação deve ocorrer no fim deste mês. A iniciativa será executada com recursos próprios e vai contemplar os acessos pelas ruas João Goulart, São João, Antônio Gomes P. Machado e Avenida Senador Pinheiro Machado com luminárias LED. O município também participa de chamamento da RGE e Eletrobras para que possa ser contemplado com esse tipo de iluminação em mais áreas. O projeto de eficiência energética segue tramitando.

Viagem de comitiva do município a Brasília

O prefeito em exercício destacou ainda a viagem do prefeito Sidney Brondani e demais lideranças do município à Capital Federal, onde, por intermédio do deputado Osmar Terra e senador Luis Carlos Heinze, vão se encontrar com ministros de Estado para encaminhar demandas.

Os dois principais objetivos são buscar recursos para as habitações populares e o plano diretor do Hospital São Luiz Gonzaga. Sobre o primeiro tema, a expectativa é que, por meio da força política, o município consiga ser contemplado pelo programa Casa Verde Amarela. Desde o anúncio do programa, São Luiz Gonzaga agilizou a identificação de áreas, fracionamento do solo, matrículas e todos os trâmites para poder dar início. “Todos os projetos estão prontos. Estamos tentando encurtar caminho para implantar no ano que vem”, comentou Piti. A pauta destas habitações não tem relação com o programa “Nova Morada”, que é executado pelo próprio município e para o qual o recurso já está garantido.

Leia mais: Projeto com “macadame travado” terá como foco as ruas não pavimentadas de São Luiz Gonzaga

Já sobre o Hospital São Luiz Gonzaga, Piti ressaltou que mesmo que atualmente a casa de saúde esteja passando por reformas para futuramente pleitear uma UTI, o plano diretor era necessário para contemplar novas áreas como nefrologia e obstetrícia. A ideia do plano diretor é “saber aonde queremos chegar”. O plano contempla novas áreas, organiza uma ordem de prioridades e aponta quais ações precisam ser feitas. “Talvez demore um pouco, mas a caminhada longa às vezes é mais tranquila”, concluiu Piti.

Fonte: Rádio São Luiz