Acopan realiza pré-cadastro para projeto de castração de fêmeas caninas e felinas neste sábado

(Divulgação)

Voluntárias estarão na Praça da Matriz a partir das 9h; no dia grupo também vai vender copos, camisetas e toalinhas de academia personalizadas para angariar recursos

São Luiz Gonzaga – Neste sábado, das 9h às 12h, as voluntárias da Acopan vão estar na Praça da Matriz, entre os quiosques do Turismo e da Brigada Militar, realizando o cadastro de fêmeas caninas e felinas para posterior castração. A estimativa é que seja possível atender até 50 animais. É importante ressaltar que neste momento será feito o pré-cadastro e não a castração, ou seja, não se deve levar o animal até à praça.

Nesta primeira fase, que servirá como projeto-piloto, os animais atendidos serão os dos bairros Boa Esperança, Loureiro, Floresta, União, Itapevi e Jauri. Para fazer o cadastro, os tutores devem levar comprovante de residência e de participação em algum programa social (exemplo o Bolsa Família).

A assessora jurídica do grupo, Laura Cabral, destacou que após o cadastro, as equipes vão verificar in loco os dados apresentados e assim estabelecer a triagem. Laura acrescentou que tem sido um desafio constante conscientizar sobre não abandono dos animais e ressaltou que a prática se configura em crime pela lei de maus tratos. A assessora jurídica incentivou que ao presenciar um fato assim a testemunha denuncie às autoridades.

O trabalho da Acopan é voluntário. Os recursos são obtidos por meio de doações, do Nota Fiscal Gaúcho, de contribuições como a recente destinação de aporte do Fundo Social Sicredi e da venda de itens personalizados como adesivos, copos, toalhas de academia e camisetas. Amanhã, inclusive, essa venda será realizada na praça e nas sinaleiras.

Fonte: Rádio São Luiz