10º Grito de Alerta é discutido em Ijuí
Ijuí – Na amanhã desta sexta-feira, 08, a Macro Missões Fronteira Noroeste, a Macro Central e a Fetag-RS estiveram reunidas no Centro de Formação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí para dialogar e formatar a execução do 10º Grito de Alerta, que acontecerá em março de 2022 em Ijuí.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e a Fetag-RS estão sentindo a necessidade de retomar as mobilizações em prol da garantia dos direitos da agricultura, da pecuária e dos(as) assalariados(as) familiares, mas principalmente, com foco na valorização do setor enquanto elemento estratégico para o desenvolvimento local e para a segurança alimentar.
Historicamente o Grito de Alerta é uma mobilização realizada anualmente, de forma ordeira, organizada e pacifica e busca chamar a atenção da sociedade para a importância da agricultura e da pecuária familiar na economia, na cultura, na produção de alimentos, na geração de renda e na sustentabilidade ambiental. Contudo, com a pandemia o último Grito de Alerta foi realizado em 2019, em Santa Cruz do Sul e contou com a participação de mais de 12 mil agricultores(as).
Em 2022 a mobilização levará para a discussão social temas como a Década da Agricultura Familiar, o elevado custo de produção para o setor, a garantia de preço para os produtos e a rentabilidade das famílias, além de destacar o debate sobre o acesso à saúde pública, gratuita e de qualidade e demais questões estruturantes para o meio rural.
Participaram da reunião o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, o tesoureiro Agnaldo Barcelos, os diretores efetivos Elisete Hintz, Pedrinho Signori e a conselheira fiscal Rozane Scherer, demais dirigentes, lideranças e assessores.
Fonte: Assessoria de Comunicação