Santo Ângelo terá Centro de Referência em Autismo

(Divulgação)

Santo Ângelo – Edital da Secretaria de Saúde Estado tornado público nesta quarta-feira, 20, traz uma boa notícia no atendimento e atenção aos autistas nas Missões. A proposta elaborada pela Prefeitura de Santo Ângelo para instalar um Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) está entre as aprovadas. O serviço, que começou a ser implementado neste ano no Rio Grande do Sul, tem como base a Lei 15.322, de autoria do deputado estadual Eduardo Loureiro.

Receba as nossa notícias no WhatsApp

Lançado em meados deste ano, o Programa TEAcolheRS já conta com três Centros Macroregionais de Referência em Autismo em funcionamento e agora amplia sua atuação, desta vez com Centros Regionais. Além de Santo Ângelo, estão contemplados no novo edital os municípios de Santa Rosa, Encantado, Ijuí e Santa Cruz. Os locais devem oferecer atendimento com profissionais nas áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, neurologia, pedagogia, psicologia e terapia ocupacional, entre outros. Para isso, o Estado faz aporte mensal de R$ 50 mil para os Centros Macrorregionais e de R$ 20 mil ao Centros Regionais. Os municípios e entidades que constam no edital desta quarta-feira, dia 20, terão cinco dias úteis para assinarem os termos de compromisso.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, o deputado Loureiro destaca a importância da ampliação do programa TEAcolheRS, como vem sendo chamada essa iniciativa coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com prefeituras e entidades como as Apae’s. “É muito satisfatório ver que uma lei, construída com muito critério técnico e diálogo junto ao movimento autista gaúcho, sendo efetivada cada vez mais no cotidiano das famílias que precisam desse atendimento especializado”, festeja o deputado.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Eduardo Loureiro