Superintendente Regional da Corsan informa que companhia aumentou nível de cloro na água para prevenir surto de diarreia

(Divulgação)

João Batista Corim da Rosa garante a potabilidade da água

São Luiz Gonzaga – O Superintendente Regional da Corsan, João Batista Corim da Rosa, afirmou nesta sexta-feira, 29, que a companhia tem realizado todas as ações sanitárias para garantir a potabilidade da água. O processo é acompanhado pela Vigilância Sanitária estadual e coordenadorias de saúde. Na região, as reuniões são com o coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Iury Sommer Zabolotski.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Como uma das possíveis fontes de contágio pelo norovírus é a água, uma das medidas adotadas pela Corsan foi aumentar para 0,8 mililitros o nível de cloro por litro. Antes era 0,4 mililitros. João Batista ressalta que a quantidade está dentro dos padrões e que se trata de uma medida preventiva, pois o cloro é empregado em casos de doenças diarreicas.

O Superintendente ainda comentou que a companhia faz mais de 300 análises diárias, em vários pontos, em toda a região. As amostras são para diagnosticar possíveis alterações.

Ele esclareceu, no entanto, que não se tem certeza que o contágio está ligado à água fornecida pela companhia, pois a contaminação também pode ocorrer pelo consumo de hortaliças, carne, entre outros. João Batista também comentou que municípios como Porto Alegre, Caxias do Sul e Salvador do Sul, que não são atendidos pela Corsan, também registram surtos de diarreia aguda.

Ele concluiu orientando que as medidas de higiene pessoal devem ser reforçadas e que é preciso fazer a limpeza de reservatórios, como caixas d’água de escolas, repartições públicas e residências.

Fonte: Rádio São Luiz