Associação São-luizense de Autores completa 30 anos nesta sexta-feira

(Divulgação)

São Luiz Gonzaga – A ASAS – Associação São-luizense de Autores completa 30 anos nesta sexta-feira, 05/11. Consta na ata da entidade que a primeira reunião ocorreu neste dia, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga.  Na ocasião, escritores que ali estavam reunidos trataram assuntos relativos à publicação de um livro produzido em junho de 1991. Decidiram que o nome do livro seria Seleta de Versos e que seria lançado na Feira do Livro daquele ano. Depois da formação desse grupo de escritores, por fim, decidiu – se pelo fim do “grupo,” iniciando assim a Associação São-luizense de Autores, onde todos os escritores do Brasil pudessem fazer parte e mostrar seus trabalhos.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

A primeira diretoria, de 1991 a 1992, teve como presidente de honra Pedro Marques dos Santos. O presidente foi João Hélio Pês, o vice Gideon Antunes, os secretários Antônio Corrêa e Edinara Leão, os tesoureiros Ruy Octávio Florin e Orci dos Santos, o coordenador editorial Newton Alvim.

A partir deste momento, a cada dia, a ASAS vem inovando e abraçando novos talentos. Hoje é intitulada como a maior entidade literária da região noroeste.  São mais de mil associados em diferentes partes do mundo.

Na Seleta 29, publicada no ano de 2020, a entidade contou com três escritores internacionais,  dois da Argentina  e um do México. Agora, em 2021, a ASAS “voou mais alto”, trazendo escritores não só do Brasil,  Argentina e do México, mas também  da África,  Portugal e dos  Estados Unidos. Sem falar que conseguiu atingir todos os estados do Brasil. “Para nós que estamos à frente da ASAS nos sentimos orgulhosos, felizes e até um pouco comovido com todo o carinho q a ASAS tem recebido. Principalmente de nossos escritores de Santana do Livramento que veio no dia de hoje nos fazer essa belíssima homenagem.  Na verdade eu particularmente como presidente da ASAS, gostaria muito de estar presente para poder agradecer pessoalmente e comemorar com cada um de vocês essa data tão importante para nossa entidade.  Mas infelizmente, estou obrigada a me manter em isolamento até o dia 10/11 para tratamento e obediência as normas prescritas.  Mas de coração eu agradeço a todos pelo reconhecimento e importância que a ASAS tem na vida de todos nós escritores. Deixo aqui minha humilde e singela mensagem de agradecimento em nome de toda a direção da ASAS”, escreve a presidente Romana Miranda.

Fonte: Assessoria de Imprensa