Professora da Escola Municipal Érico Veríssimo, do Bairro Loureiro, mostra preocupação com a possibilidade de fechamento de turmas

(Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz)

São Luiz Gonzaga – Na sexta-feira passada, a reportagem da São Luiz foi contatada pela professora Nubia Malheiros, da Escola Municipal Érico Veríssimo, do Bairro Loureiro, com objetivo de alertar para um estudo que prevê o fechamento de turmas. Segundo a docente, o município estaria avaliando a possibilidade de encerrar as atividades do 6º e 7º ano do educandário, tornando a escola turno único.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Nubia disse que uma das implicações dessa decisão seria não ter salas disponíveis para acomodar todas as turmas, fazendo surgir as chamadas turmas multisseriadas, que é uma forma de organização de ensino na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental simultaneamente, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes. Ela acrescentou que o estabelecimento é referência na comunidade e que os alunos destas turmas encerradas teriam que se deslocar para outros locais, obrigando-os a fazer a travessia da BR 285 para buscar outras instituições.

Atualmente, a escola tem 80 alunos. Outras escolas do município estariam incluídas no mesmo estudo.

Conforme a professora, a comunidade escolar já se mobilizou contra a medida. Um abaixo-assinado deve circular para manifestar o sentimento contrário dos moradores. Lideranças políticas também foram acionadas para evitar que o estudo avance.

Procurada, a Secretaria Municipal de Educação disse que o assunto ainda é objeto de estudo e que não há nenhuma definição sobre o tema até o momento.

Fonte: Rádio São Luiz