Prefeito Brondani explica estudo que prevê unificação de turmas de escolas municipais que estejam com baixo número de alunos
São Luiz Gonzaga – O município de São Luiz Gonzaga iniciou um estudo para avaliar a possibilidade de unir turmas, a partir da 6ª série, de escolas municipais que estejam com baixo número de alunos matriculados. É o caso da José Bonifácio, na Auxiliadora, e da Érico Veríssimo, na Loureiro.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
Conforme o prefeito Sidney Brondani, em algumas situações, as turmas dessas escolas não passam de seis alunos. Nestes casos, as turmas estão ficando fora do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), pois o indicador só avalia turmas com no mínimo 10 alunos. O prefeito manifesta preocupação, pois isso impacta no envio de recursos, uma vez que é por meio deste sistema nacional de avaliação que o governo determina os repasses.
Na proposta que está em início de discussão, o município sugere que estas turmas (a partir do sexto ano) que tem número inferior a 10 alunos sejam unificadas com turmas das escolas mais próximas. Os da José Bonifácio seriam integrados aos do Mamede e os da Érico Veríssimo aos da Ernestina Amaral Langsch. No caso dos estudantes da Loureiro, a prefeitura ofertaria o transporte para que os alunos tivessem mais segurança na travessia da BR 285.
As comunidades escolares afetadas são contrárias ao que foi proposto e estão mobilizadas para evitar a unificação. Na terça-feira, o assunto foi discutido na Câmara de Vereadores, ampliando o debate sobre o tema.
Brondani ressaltou que não será uma decisão isolada e frisou que é preciso debater o assunto pois se trata de um problema que o município enfrenta. Estão inseridos nesta discussão o Conselho Municipal de Educação e o Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Fonte: Rádio São Luiz