Covid-19: aplicação da dose de reforço em pessoas com 18 anos ou mais inicia na sexta-feira

(Arquivo/Divulgação)

Para a imunização é necessário ter recebido a 2ª dose, no mínimo, há cinco meses  

São Luiz Gonzaga – Com o recebimento de resolução do Governo do Estado, o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em São Luiz Gonzaga terá alterações.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Hoje, 24, as unidades de saúde iniciam a aplicação da dose de reforço em pessoas com 18 anos ou mais que possuem comorbidades; pessoas em situação de rua; pessoas com deficiência permanente; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional, da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Durante a quarta e quinta-feira, as unidades seguem com a aplicação da dose de reforço do imunizante em pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a 2ª dose há cinco meses ou mais. A 3ª dose também é realizada em imunossuprimidos graves, que receberam a 2ª aplicação há mais de 28 dias e mediante a apresentação de documentos comprobatórios.

A partir desta sexta-feira, 26, a dose de reforço passará a ser aplicada em todas as pessoas com 18 anos ou mais que receberam a 2ª dose do imunizante há cinco meses (ou mais). Para a imunização, é necessário ir até a unidade de saúde da área de domicílio portando um documento de identificação, cartão SUS e o comprovante das doses anteriores. 

2ª Dose

O Centro de Saúde e os ESFs seguem com a aplicação da 2ª dose em pessoas que receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 (Pfizer ou AstraZeneca), de acordo com o cronograma:

24 de novembro – pessoas que receberam a 1ª aplicação até 24 de setembro;

25 de novembro – pessoas que receberam a 1ª aplicação até 25 de setembro;

26 de novembro – pessoas que receberam a 1ª aplicação até 27 de setembro;

27 de novembro – pessoas que receberam a 1ª aplicação até 28 de setembro (aplicação somente no Centro de Saúde, das 8 horas até às 11 horas).

Para a 2ª aplicação da vacina CoronaVac, é solicitado às pessoas que entrem em contato com a unidade de saúde onde ocorreu a 1ª dose para agendar a data da 2ª dose.

1ª Dose  

O município segue com a aplicação da 1ª dose do imunizante contra a Covid-19 em adolescentes com 12 anos ou mais. Para receber a vacina (1ª dose), é necessário ir até a unidade de saúde da área de domicílio portando um documento de identificação, cartão SUS e a caderneta de vacinação. Já a aplicação da 1ª dose em pessoas com 18 anos ou mais é realizada somente no Centro de Saúde.

Mais informações sobre o cronograma de vacinação nas unidades de saúde, os ESFs realizam expediente das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Nesta quarta-feira, o Centro de Saúde atende das 7h30min. até às 13 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA