Caravana do CPERS cobra reposição salarial e denuncia sucateamento de escolas públicas estaduais

Integrantes da comitiva que visitou a Rádio São Luiz (Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

São Luiz Gonzaga – Uma caravana do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande Do Sul – Sindicato dos Trabalhadores em Educação (CPERS/Sindicato) está cumprindo agenda na região. O grupo divulga o movimento “Reposição Já”, que alerta para a defasagem salarial da categoria, e denuncia o “sucateamento das escolas públicas estaduais”. A mobilização ocorre em todo o estado e, entre hoje e amanhã, concentra suas atividades na região.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

O diretor do 33º Núcleo do CPERS, professor Joner Alencar Marchi Nascimento, acompanhado de representante da Direção Central, professora Suzana Lauermann, e das docentes Eni Malgarim, Ilara Colpo, Delci Griebler e Glaci Weber, visitou a Rádio São Luiz para divulgar a mobilização. O objetivo foi ampliar a mensagem, tendo em vista que as restrições sanitárias impedirão a visita em todas as escolas da região.

O foco da caravana é sensibilizar a comunidade e buscar apoio dos colegas professores, além de ser uma oportunidade para ouvir os anseios das comunidades escolares. Sem reajuste desde 2014, a classe afirma que “as perdas com a defasagem equivalem à redução de quase metade do salário”.

O grupo também é critico do modelo adotado pelo programa “Avançar na Educação”, que prevê reformas em pouco mais de 50 escolas do estado. A crítica é que a medida é pouco efetiva, pois, no levantamento do CPERS, os educandários que precisam de manutenção superam – e muito – o número de escolas selecionadas. Em São Luiz Gonzaga, uma das escolas que precisa de intervenção urgente é a Senador Pinheiro Machado, mas ela não foi contemplada. O sindicato entende que se trata de uma propaganda de governo, tendo em vista que Eduardo Leite tenta se viabilizar como candidato a presidente.

A mobilização, segundo a Direção Central, se encerra amanhã, com movimentos em Carazinho, Cerro Largo, Santo Ângelo, Cachoeira do Sul, Camaquã, Porto Alegre e Osório.

Por Kelvin Morais

Fonte: Rádio São Luiz