Com suspensão das coletas de sangue em São Luiz Gonzaga, doadores agora precisam se deslocar até Santa Rosa
Mudança dificultou a obtenção de novos voluntários e a logística dos doadores fidelizados
São Luiz Gonzaga – O Hemocentro de Santa Rosa, atendendo a uma mudança interna, decidiu não realizar mais coletas presenciais no Hospital São Luiz Gonzaga. Com isso, os doadores do município e da região agora precisam percorrer os mais de 100 quilômetros até o município da região noroeste.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
Conforme Ângela Lunkes, responsável pelo setor, ficou mais difícil conseguir novos doadores a partir da decisão. As coletas que já vinham em porcentagens baixas por causa da pandemia tendem a diminuir.
A responsabilidade de levar os voluntários é do Hospital São Luiz Gonzaga. A casa de saúde conta com auxílio dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde (São Luiz Gonzaga, Rolador, Bossoroca, Santo Antônio das Missões, Dezesseis de Novembro, São Nicolau, Pirapó, Roque Gonzales e Garruchos). A cada mês um é o responsável pelo transporte.
Ângela explicou que existe uma lista com doadores fidelizados e solicitou que aqueles que puderem doar devem entrar contato com o hospital são-luizense. Atualmente, o estoque da casa de saúde está com os níveis dentro da normalidade, “mas todos os dias alguém precisa de transfusão”, lembro Ângela.
Por Kelvin Morais
Fonte: Rádio São Luiz