Acadêmicos da Uergs São Luiz Gonzaga participam do 10º Siepex

(Divulgação)

São Luiz Gonzaga – Com o tema “Conexão Ciência”, a 10ª edição do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex) da Uergs ocorreu de 18 a 30 de novembro de 2021, em ambientes virtuais. A programação trouxe inovações para adaptar-se ao formato remoto de realização das apresentações de trabalhos, minicursos e oficinas, além de eventos paralelos e atividades artísticas e culturais.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

O Siepex deste ano contou com adaptações para o formato remoto e um período estendido de realização do evento. Ao longo dos 12 dias de programação foram apresentados 369 trabalhos da Uergs e de outras instituições de Ensino Superior, todos no formato vídeo, sendo que 170 foram na modalidade Pôster-Cast, em que o pôster é acompanhado de um áudio explicativo.

Os acadêmicos (as) dos Cursos de Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Pedagogia da Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga estiveram participando ativamente dos espaços virtuais, minicursos e oficinas deste importante evento de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Também vários alunos apresentaram seus trabalhos nas categorias Resumo Expandido e Pôster-cast junto com os acadêmicos das demais 23 Unidades da Uergs e de outras instituições de Ensino Superior.

O prêmio em homenagem ao professor Fabiano Simões, que faleceu em setembro deste ano, leva o seu nome e premia o Destaque Acadêmico para Trabalhos na Área de Ciências Agrárias. Nas modalidades estreantes, de vídeos mais curtidos e comentados, foram premiados dois Pôsters-cast e dois Resumos Expandidos. Na avaliação do Resumo Expandido, 52 trabalhos receberam menção honrosa. Na área de Pôster-cast, foram 39 pôsteres premiados de destaque.

Desses trabalhos premiados 10 são de alunos da Unidade em São Luiz Gonzaga. Na categoria Fabiano Simões – Destaque Acadêmico para Trabalhos na Área de Ciências Agrárias o prêmio foi recebido pelo trabalho de São Luiz Gonzaga “Avaliação da produção de grãos e massa seca de cinco genótipos de trigo duplo prósito” autoria de Marco Aurélio Camargo de Ramos, Eduarda Letícia Ruaro, Rosemeri Ramos Rodrigues, Maurício Pase Quatrin, Ricardo Lima de Castro e Eugênio Farias Marques Portela.

Na avaliação do Resumo Expandido receberam menção honrosa os seguintes trabalhos da Uergs – São Luiz Gonzaga: “A avaliação da eficiência do uso de solubilizador de fósforo no desenvolvimento da cultura da soja em São Luiz Gonzaga – RS” autoria de Douglas Mendonça Lautharte, Alexandre Quisinski, Fábio Evandro Grub Hauschild e Eugênio Farias Marques Portela; “Avaliação da produção de grãos e massa seca de cinco genótipos de trigo duplo prósito” autoria de Marco Aurélio Camargo de Ramos, Eduarda Letícia Ruaro, Rosemeri Ramos Rodrigues, Maurício Pase Quatrin, Ricardo Lima de Castro e Eugênio Farias Marques Portela; “Avaliação de linhagens e cultivares de trigo duplo propósito” autoria de Marco Aurélio Camargo de Ramos, Eduarda Letícia Ruaro, Rosemeri Ramos Rodrigues, Maurício Pase Quatrin, Ricardo Lima de Castro e Eugênio Farias Marques Portela; “Desenvolvimento e avaliação físico- química e sensorial de massa fresa enriquecida com mix de farinha da fração foliar de hortaliças” autoria de Andressa Pedroso Carlotto de Souza e Claudia Hernandes Ogeda; “Inclusão escolar e práticas docentes inovadoras na escola” autoria de Bryan Leal de Melo, Matheus Venquiaruti e Arisa Araujo da Luz; “Projeto um olhar de criança na interação com o mundo” autoria de Valéria Tanise de Quadros Morais, Maiume Ortiza Batista, Clenice Stefanello Stefanello, Viviane Maciel Machado Maurente; e “Registro de percevejos em serapilheira em área próximas à plantio de soja em São Luiz Gonzaga – RS” autoria de Taís Tainá de Menezes Valentim, Lauren Nathiely Uhlmann, Eduarda Letícia Ruaro, Douglas Mendonça Lautharte e Rafael Narciso Meirelles.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UERGS