DRACO de São Luiz Gonzaga realiza balanço das ações realizadas em 2021
São Luiz Gonzaga – O ano de 2021 foi muito exitoso para a DRACO de São Luiz Gonzaga, tanto no campo operacional, quanto administrativo. Os números atingidos foram ainda melhores do que aqueles apresentados no ano anterior, o que demonstra uma consolidação e expansão do trabalho realizado.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
As apreensões de drogas tiveram um volume expressivo. Através das investigações realizadas por esta Delegacia, foi possível retirar de circulação aproximadamente 156 quilos de maconha e 100 quilos de cocaína que, além de não serem consumidas, representam um duro golpe financeiro nas organizações criminosas que deixaram de vender estes entorpecentes. A DRACO também apreendeu 220 quilos de agrotóxicos de origem estrangeira e 78 mil maços de cigarro de fabricação clandestina.
Todas estas ações resultaram em 54 prisões realizadas durante o ano, a maioria vinculada a o desmantelamento de organizações criminosas.
O ano também foi de muitos avanços no aporte de recursos materiais. As novas instalações físicas da Delegacia estão em fase final de acabamento e ficarão situadas no mesmo endereço da Delegacia de Polícia Regional. A concretização do projeto foi possível com recursos advindos da Polícia Civil, com recursos do Poder Judiciário e com mão de obra do Exército Brasileiro, que cedeu militares do 4º RCB.
A DRACO recebeu, do Ministério da Justiça, novas placas balísticas, capacetes balísticos, óculos de visão noturna, kits de atendimento pré-hospitalar e cursos, tudo fruto do trabalho desempenhado através da Operação HÓRUS, que está inserida no Programa V.I.G.I.A, do Governo Federal. Há, ainda, a previsão de entrega de uma viatura ostensiva, fruto do mesmo programa, com previsão de entrega para o início do ano que vem.
Outro programa aderido pela DRACO e abraçado por diversos parceiros do setor privado foi o PISEG – Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que, com o apoio financeiro de empresas locais, adquiriu quatro fuzis calibres .556, que já estão sendo utilizados, e de uma viatura ostensiva, que também possui previsão de entrega para o início do próximo ano.
Através deste balanço, a DRACO vem agradecer a todas as instituições públicas e empresas privadas que colaboraram para que o Órgão se fortalecesse ainda mais no cumprimento de sua função primordial, de servir e proteger.
Importante agradecer, também, o apoio da comunidade, que alimenta diariamente os meios de comunicação do Órgão Policial, fornecendo informações imprescindíveis para o bom desempenho da atividade policial e consolidando as investigações em andamento. Os contatos podem ser realizados através do WhatsApp número (55)98423-6177, do telefone fixo número (55)3352-4103, ou até mesmo pessoalmente. A Polícia Civil garante o anonimato de quem fornece as informações.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil