Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Johnni e Darci apresentam resumo das atividades em 2021 e projetam os investimentos para Dezesseis de Novembro no próximo ano

Johnni e Darci (Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

Dezesseis de Novembro – O prefeito Johnni Bocacio e o vice Darci Colbek estiveram nesta quarta-feira, 29, prestando contas do primeiro ano do mandato em Dezesseis de Novembro. A retrospectiva foi ao ar durante o programa Olho Vivo, apresentado por Luiz Oneide.

Receba as nossas notícias no WhatsApp 

A primeira área de abordagem foi a saúde. Johnni lamentou as três mortes em decorrência da pandemia e ressaltou o intenso trabalho das equipes para suprir as demandas. Segundo os gestores, 95% da população aderiu à imunização contra a Covid-19 e o ano encerra com uma relativa tranquilidade nos indicadores de contágios. O prefeito ainda detalhou os investimentos na área e os números de atendimentos nos últimos 12 meses.

Sobre a agricultura, o destaque foi para o reforço nas atividades da agricultura familiar, atendimentos médicos veterinários, implantação do programa de apoio ao plantio de alfafa, o qual beneficiou a produção de mais de 43 hectares. Na área da educação, o contexto de crise sanitária foi citado como impeditivo do retorno à presencialidade praticamente durante todo o primeiro semestre. A dificuldade de conexão de internet no interior também exigiu esforço dobrado de docentes para cumprir o calendário escolar. Muitos contratos emergenciais foram firmados e para o próximo ano há previsão de concurso para novos professores.

No turismo, o município avançou em reuniões com a Usina Passo João para utilizar as áreas de costa para criar espaços de recreação. Também iniciaram tratativas para a criação de uma rota turística interna, favorecendo que a própria comunidade usufrua.

A pasta de assistência social foi referenciada pelas inúmeras atividades realizadas ao longo de 2021. Foram atendimentos do Bolsa Família, atendimentos com psicólogos e campanhas como a do agasalho. Foi o setor que realizou eventos de sucesso como a recente programação de Natal. Ao longo do ano, foram distribuídas 1474 cestas básicas.

Na área de obras, Johnni comentou que 85% das estradas vicinais foram recuperadas, mesmo aquelas em que a obrigação é do estado. Foram recuperadas e construídas pontes, realizados serviços de drenagem, recuperação de redes de água e melhorias na iluminação pública. Ele adiantou que o município deverá investir em pavimentação asfáltica em 2022. Uma das fontes de recurso será o programa Pavimenta RS.

Por fim, os gestores destacaram que fecham 2021 com as contas em dia e com sobra de recurso em caixa. Para o próximo ano a previsão é que sejam investidos cerca de R$ 5 milhões no município.

Assista a entrevista na íntegra no link (aqui)

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile