Laureano Castilho faz apelo para que comunidade não solte fogos com ruídos por conta dos impactos negativos em pessoas e animais
São Luiz Gonzaga – O vereador Laureano Castilho, defensor da causa animal, divulgou mensagem nesta sexta-feira, 31, pedindo consciência da comunidade no momento da transição para o ano novo. O parlamentar pediu para que as pessoas não soltem fogos com estampido, aqueles que causam fortes ruídos e impactam as pessoas idosas, autistas, acamadas e os animais, principalmente os cães, que se perdem e se ferem nessas ocasiões.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
O vereador comentou que já observou uma redução na queima de fogos ou substituição por outros que não causam o barulho do foguetório. A essas pessoas ele transmitiu uma mensagem de agradecimento.
Conforme Laureano, existem outras formas de festejar sem causar danos e desconforto aos demais. Ele recomendou, inclusive, que o dinheiro utilizado em queima de fogos seja revertido em ajuda financeira para entidades e até mesmo em chocolates para as crianças.
Apesar de haver dificuldade de fiscalização por parte dos órgãos de segurança pública, inclusive pela tradição e contexto histórico da queima de fogos, existe legislação específica que proíbe, em todo território gaúcho, a queima e soltura de fogos de estampido e artifício ou qualquer outro artefato pirotécnico que ultrapasse os cem decibéis à distância de cem metros de sua deflagração. A multa pode ultrapassar os R$ 10 mil.
Fonte: Rádio São Luiz