O prefeito Felisberto Ferreira decretou situação de emergência em toda a área rural de Santo Antônio das Missões, município atingido severamente pela estiagem. O documento publicado nesta segunda-feira, 10, terá um prazo de 180 dias.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
O decreto leva em consideração a ocorrência de baixos índices de precipitação pluviométrica na área urbana e área rural no município, caracterizada pela falta de chuvas regulares, verificada ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2021, aliada às altas temperaturas e à elevada insolação com baixa umidade relativa do ar, além de períodos com ventos que aumentam a evapotranspiração das plantas.
Entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, a precipitação pluviométrica acumulada foi de aproximadamente 79 mm, e apresentou queda na produção devido ao período de chuvas irregulares na fase de reprodução das culturas, principalmente do milho.
O documento também levou em conta a escassez de água para o abastecimento e consumo humano em algumas localidades do interior do município, inclusive com queda da vazão dos poços artesianos e a necessidade de transporte de água para o consumo humano em algumas localidades, assim como a falta de água para os animais, inclusive com a redução significativa das águas dos açudes, fontes e bebedouros.
Os órgãos ligados ao setor agropecuário também informam grandes perdas nas lavouras de milho, soja e forragem, assim como a falta de água para a dessedentação animal causando principalmente a diminuição na produção de leite e perda de peso dos animais de corte.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e as demais entidades do setor agropecuário realizam um esforço para que de forma rápida e efetiva fosse homologado o decreto municipal, que trará benefícios para os produtores de Santo Antônio das Missões.
Por Tardelli Portela/Assessor de Imprensa da Prefeitura de S.A Missões