Ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros

Na tarde desta sexta-feira, 14, o Corpo de Bombeiros de São Luiz Gonzaga divulgou as ocorrências atendidas pela guarnição no período compreendido entre 7 e 12 de janeiro:

07/01/2022

Salvamento de pessoa – acidente veicular. A Guarnição de serviço deslocou na Rua Hipólito Ribeiro, no Centro, para socorrer vítima de acidente veicular envolvendo um automóvel e uma motocicleta. Somente foi vítima a condutora da motocicleta, uma moça de 32 anos de idade, que sofreu escoriações nos joelhos, estava consciente, foi imobilizada com colar cervical, maca rígida e encaminhada ao hospital.

Combate incêndio – central telefônica. A Guarnição de serviço deslocou no interior do município de São Luiz Gonzaga, na Vila Afonso Rodrigues, para combater incêndio na Central telefônica, que fica junto a Torre de antenas de transmissão de sinal telefônico. No local, havia pequenos focos de incêndios na lateral de um ar   condicionado, sendo o controle dessas chamas feito através do uso de extintores portáteis tipo ABC.

Salvamento de pessoa – atacada por cão. A Guarnição de serviço deslocou na Rua Davi Canabarro, no Centro, para socorrer uma jovem de 19 anos de idade, que foi mordida nos dois pés por um cachorro, na via pública. A vítima encontrava- se consciente, sentada em uma cadeira na calçada. A guarnição encaminhou ao hospital para atendimento médico.

 

08/01/2022

Salvamento de pessoa – A Guarnição de serviço deslocou a Penitenciária Estadual, por solicitação da Polícia penal deste órgão, para socorrer um detento que havia tido um mal súbito, no interior de sua cela. A vítima apresentava hemorragia via oral e foi encaminhado ao hospital, para atendimento médico de emergência.

Salvamento de pessoa – fratura. A Guarnição de serviço deslocou na Rua Dinarte Vieira Marques, no bairro Duque de Caxias, para socorrer uma senhora de 42 anos de idade. No local foi constatado que a vítima teve sua mão direita presa, em um cilindro de pão, sendo necessário o uso de ferramentas para retirar a mão e logo após encaminhada ao plantão médico com suspeita de fratura.

 

10/01/2022

Salvamento de pessoa – mal súbito. A Guarnição de serviço deslocou até a Rua Hipólito Ribeiro, no Centro, para socorrer um rapaz de 32 anos de idade, que sofreu mal súbito no interior de sua residência. Após ser socorrido foi encaminhado ao hospital por estar sentindo muita dor na altura lombar.

Salvamento de pessoa – desmaio. A Guarnição de serviço deslocou na Avenida Senador Pinheiro Machado, para socorrer um senhor de 81 anos de idade, que sofreu um desmaio no autoatendimento de uma agência bancária, sendo amparado por pessoas que estavam próximas. No local, este senhor já estava consciente, um pouco pálido, onde foi encaminhado ao hospital para atendimento médico.

 

11/01/2021

Combate a incêndio – lixo. A Guarnição de serviço deslocou na BR 285, junto a Ponte Seca, saída para Santo Ângelo, para combater incêndio em lixo e vegetação no acostamento dessa rodovia, com grande concentração de fumaça na direção da pista. No local havia pequenos focos de incêndio, sendo combatidos com uso de água através das bombas costais.

 Combate a incêndio – lixo e vegetação. A Guarnição de serviço deslocou na Rua João Manuel de Lima Silva, junto a um depósito de ferro velho, para combater incêndio. No local havia propagação de vários focos de incêndio, onde queimava partes de vegetação e também lixos acumulados, sendo o fogo controlado pela guarnição, com uso do agente extintor água através da viatura de combate.

Captura de animal- cobra. A Guarnição de serviço deslocou na Avenida Senador Pinheiro machado, em frente de um restaurante, para capturar uma cobra de pequeno porte, que havia se escondido embaixo de um veículo Celta, que estava estacionado na via pública. Após capturado, o ofídio foi solto no seu habitat natural.

Combate a incêndio – residência. A Guarnição de serviço deslocou na Linha laranjeira, interior, do município de Porto Xavier, para combater incêndio numa residência. No local, foi constatado que o fogo já havia consumido totalmente a residência, sendo esta mista medindo aproximadamente 60 m² de construção, também queimou um capão de eucaliptos e parte da vegetação ao redor. O incêndio foi controlado por moradores locais, porém, não houve vítimas fatais, somente o proprietário havia sido encaminhado ao plantão médico com queimaduras leves, não sabendo informar a causa do sinistro.

Combate a incêndio – vegetação. A Guarnição de serviço deslocou na RS 168, saída para Bossoroca, para combater focos de incêndio às margens dessa rodovia. No local havia pequenos focos de incêndio, onde foi controlado com uso de água através de bomba costal.

Apoio a SAMU – surto psicótico. A Guarnição de serviço deslocou na Rua 1º de março, no Centro, para conduzir um senhor de 38 anos de idade, que estava alterado, e havia sido contido pela guarnição da Brigada Militar. No local, havia uma equipe da SAMU atendendo a vítima, a guarnição prestou apoio a equipe, sendo que foi conduzido por esta até o hospital.

 

12/01/2022

 Salvamento de pessoa – mal súbito. A Guarnição de serviço deslocou na Rua Júlio de Castilhos, na Vila Ferrari, para atender uma jovem de 18 anos de idade, que estava passando mal em sua residência. No local a jovem encontrava- se sentindo muita dor na barriga, há mais de uma hora, sendo que foi socorrida e encaminhada ao hospital consciente.

Combate a incêndio – mato e vegetação rasteira. A Guarnição de serviço deslocou até uma Granja, localizada no Rincão dos Vieiras, no interior do município, para combater um incêndio em área de mato. Houve queima de aproximadamente 0.5 hectare de área de mato, sendo que o incêndio iniciou, em uma área de vegetação rasteira de aproximadamente 2 hectares, onde o proprietário e funcionários efetuaram a contenção da propagação deste incêndio mediante a utilização de aceiros, feitos com trator, globe ou grade. Para a extinção total das chamas foi utilizado água pela guarnição, através da viatura de combate.

Combate a incêndio – vegetação rasteira e lixo. A Guarnição de serviço deslocou na Rua Borges do Canto, para combater um incêndio que acabou se alastrando para as propriedades vizinhas, onde houve a queima de uma pequena área de vegetação rasteira, lixo, árvores frutíferas e madeiras das cercas de divisas das propriedades próximas. A guarnição utilizou água para controle do sinistro.

Salvamento de pessoa – mal súbito. A Guarnição de serviço deslocou na Rua Hipólito Ribeiro, no bairro Presidente Vargas, para socorrer uma senhora de 53 anos de idade, que foi vítima de um mal súbito no interior de sua residência. A vítima que sofreu um AVC anteriormente, foi imobilizada em maca retrátil e posterior encaminhada ao hospital para atendimento médico.

Fonte: Corpo de Bombeiros