Monumento em homenagem à Força Expedicionária Brasileira será construído na Praça Cícero Cavalheiro

“Por mais terras que eu percorra | Não permita Deus que eu morra | Sem que volte para lá | Sem que leve por divisa | Esse V que simboliza | A vitória que virá”, trecho da Canção do Expedicionário. (Divulgação)

São Luiz Gonzaga – A Praça Cícero Cavalheiro, que tem em este nome em homenagem a um dos militares que integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) no combate ao nazifascismo durante a Segunda Guerra Mundial, receberá um novo monumento em homenagem aos Pracinhas de São Luiz Gonzaga e região que integraram este contingente. Cícero Cavalheiro, por exemplo, era natural de Bossoroca, então distrito de São Luiz Gonzaga.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A campanha para construção do monumento está sendo coordenada pelo titular da Assessoria de Promoção do Desporto e do Lazer (APDL), Tito Bilinski. A criação da homenagem ficou a cargo do renomado escultor são-luizense Vinícius Ribeiro, o mesmo que já confeccionou a estátua de Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Cenair Maicá, Sepé Tirajú, entre tantas outras obras de vulto.

Toda a construção está sendo feita com doações voluntárias. O objetivo é inaugurar a homenagem, que representará um soldado subindo uma montanha, a exemplo da Batalha de Monte Castelo, entre outras, no dia 8 de maio, que entrou para a história como a data do fim do maior conflito armado da história.

Interessados em contribuir com a campanha podem entrar em contato com o Tito Bilinski pelo telefone (55) 9 9645-0101. O colaborador terá seu nome gravado em uma placa no monumento, receberá certificado de colaboração e uma réplica em miniatura.

Fonte: Rádio São Luiz