Deputado Clair Kuhn fala sobre as cobranças que tem feito ao governo do estado em virtude da seca

(Divulgação/AL)

Porto Alegre – O deputado estadual Clair Kuhn, do MDB, falou nesta quarta-feira, 09, sobre as cobranças que tem feito ao governo do estado visando à busca de soluções para a crise vivida em função da estiagem. O parlamentar, que é pequeno agricultor na região de Quinze de Novembro, ressaltou que se trata da seca mais forte dos últimos 70 anos.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Ele elencou casos de agricultores que já perderam 100% do milho e que tiveram queda na qualidade do grão para silagem. Os casos de produtores que terão perdas na soja também foram citados. Culturas que são de sustento das famílias como mandioca, batata doce e o próprio pasto para o gado também são motivo de muita preocupação. “O gado não tem alimentação e não tem mais onde comprar”, afirmou.

Conforme Clair, todo o estado foi afetado. A região litorânea, por exemplo, que dificilmente sofre com estes efeitos, teve o registro de mortandade de peixes em lagoas por falta de água.

Diante deste cenário, o parlamentar disse que tem trabalhado fortemente para buscar soluções junto ao Palácio Piratini. Uma das primeiras ações sinalizadas foi a linha de recurso para a perfuração de poços artesianos. Clair ressaltou, no entanto, que não adianta só o poço e cobra a caixa d’água, a bomba e a canalização para a distribuição.

O deputado também pleiteia, com a Secretaria da Saúde, uma solução para o entrave sanitário que impede que os caminhões que transportam leite possam ser utilizados para distribuir água. Ele sugere que a regra seja flexibilizada para que estes veículos, devidamente higienizados, possam facilitar a chegada de água às residências.

Por fim, Clair cobra um recurso emergencial ao pequeno agricultor , especialmente o criador de vaca leiteira que, por falta de alimento, está vendendo o animal para abate. “Temos que organizar com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para trazer milho de outras regiões para fazer silagem”. O deputado tem reunião com a Comissão de Agricultura amanhã.

Fonte: Rádio São Luiz