“Nunca foi tão necessário como agora”, diz Agnaldo Barcelos, da Fetag, sobre o Grito de Alerta
Ijuí – Na próxima quarta-feira, 16, Ijuí receberá a décima edição do Grito de Alerta. Com o tema “Chega de promessa, queremos ação”, as regionais esperam mobilizar milhares de agricultores como forma de pressionar os governos estadual e federal.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O diretor financeiro da Fetag, Agnaldo Barcelos, um dos idealizadores do movimento surgido em São Luiz Gonzaga e que hoje é o maior em nível de estado e um dos mais representativos do país, lembrou que a mobilização deste ano ocorre em meio a dois grandes problemas, a estiagem e a pandemia.
A cobrança do Grito de Alerta é por ações das duas esferas de governo, a estadual e federal. Conforme Agnaldo, ambos se dizem cientes do problema, mas ainda não há nada efetivo.
O conjunto de pautas da mobilização incluirá questões emergenciais como o acesso à água potável para consumo humano e dos animais, anistia para o programa de sementes, efetivação do Programa Avançar, crédito emergencial, entre outras. Segundo o dirigente, a pauta com o governo estadual, apesar de ainda não ter saído do papel, está melhor encaminhada do que a do governo federal, que é onde os sindicatos têm encontrado mais dificuldade. Agnaldo avalia que a ministra Tereza Cristina “parece não ter peso político para convencer o Ministério da Economia”.
Nesta semana, a Fetag e demais entidades têm 16 reuniões em Brasília. As agendas são nos ministérios, com deputados e senadores. A avaliação é que somente com um grande movimento essas pautas poderão ter resposta. Recentemente, o grupo buscou apoio com a Fecomércio. A aliança, já formalizada, vem ao encontro do interesse comum, pois a economia dessas localidades majoritariamente agrícolas será afetada, independente do segmento.
“Pedimos que o agricultor apoie, mobilize, tome os cuidados, use máscara, mas participe. Nunca foi tão necessário como agora”, afirmou Agnaldo.
Abaixo o texto de divulgação da mobilização:
“O CAMPO PEDE SOCORRO!
UMA DAS MAIORES MOBILIZAÇÕES ESTÁ DE VOLTA!
DÉCIMO GRITO DE ALERTA, IJUÍ 16 DE FEVEREIRO PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, COM O TEMA “CHEGA DE PROMESSA, QUEREMOS AÇÃO”.
SENHORES GOVERNANTES E SOCIEDADE EM GERAL, ESTAMOS VIVENDO UMA DAS MAIORES SECAS E POR ISSO ESTAMOS ANTECIPANDO O GRITO DE ALERTA PARA O DIA 16 DE FEVEREIRO DE 2022 COM O OBJETIVO DE SALVAR NOSSOS ANIMAIS, NOSSAS RENDAS, NOSSAS ÁGUAS E GARANTIR A NOSSA PERMANÊNCIA NA PROPRIEDADE, A LUTA É NOSSA, INSCREVA-SE NO SINDICATO DO SEU MUNICÍPIO E PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM. UM CONVITE DA REGIONAL MISSÕES II ATRAVÉS DOS SEUS SINDICATOS FILIADOS E APOIO FETAG RS”.
Fonte: Rádio São Luiz