Cronograma de vacinação contra a Covid-19 é normalizado em São Luiz Gonzaga 

(Arquivo/Divulgação)

Retomada ocorreu após o recebimento de mais doses dos imunizantes pelo município   

São Luiz Gonzaga – Com o recebimento de mais doses do imunizante contra a Covid-19, as unidades de saúde de São Luiz Gonzaga normalizaram a aplicação da vacina. Em decorrência da falta de doses na semana passada, as aplicações da 2ª dose e dose de reforço em pessoas com 18 anos ou mais, e a aplicação da 1ª dose contra a Covid-19 em adolescentes foram suspensas, sendo retomadas nessa semana.  

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

1ª Dose

Para as pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante contra a Covid-19, a aplicação ocorre exclusivamente no Centro de Saúde, nas terças e quintas-feiras. Também ocorre exclusivamente no Centro de Saúde, a aplicação da 1ª dose do imunizante contra a Covid-19 em adolescentes com 12 anos ou mais. A vacinação desse público-alvo é realizada conforme a disponibilidade de doses, sendo necessário contatar a unidade de saúde (por meio do número 3352-9080 ou diretamente, na Avenida Senador Pinheiro Machado, ao lado da loja Arte Nossa).   

Para a 1ª aplicação, é necessário apresentar um documento de identificação, cartão SUS e a caderneta de vacinação. 

2ª Dose 

O Centro de Saúde e as ESFs realizam a aplicação da 2ª dose em pessoas que receberam a 1ª dose da vacina (Pfizer ou AstraZeneca) há 60 dias, conforme a data registrada no comprovante de vacinação. A 2ª aplicação da vacina CoronaVac ocorre após 28 dias da 1ª dose. A imunização é realizada somente no Centro de Saúde, nas terças e quintas-feiras. Para receber a 2ª dose, também é necessário apresentar os documentos padrões.

Dose de reforço

Devem receber a dose de reforço as pessoas com 18 anos ou mais que realizaram a 2ª dose do imunizante há quatro meses. Para a imunização, é necessário ir até a unidade onde ocorreu a 2ª aplicação, portando um documento de identificação, cartão SUS e o comprovante das doses anteriores. Indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos podem realizar a dose de reforço 28 dias após a 2ª aplicação. Os imunocomprometidos também devem receber a dose adicional da vacina (4ª dose), após 4 meses da dose de reforço. 

As pessoas que receberam a vacina da Janssen (antes, dose única), devem receber a dose de reforço após dois meses da 1ª aplicação. Com o objetivo de evitar o desperdício de doses, a imunização ocorre exclusivamente no Centro de Saúde, mediante agendamento prévio.  

5 a 11 anos

O Centro de Saúde e as ESFs com salas de vacinas seguem com a aplicação do imunizante contra a COVID-19 em crianças de 5 a 11 anos. A vacinação das crianças ocorre mediante agendamento na unidade de saúde onde são realizadas as vacinas de rotina.    

Para a imunização, é necessário apresentar o Cartão SUS ou o CPF da criança, a Caderneta de Vacinação (caso possua) e informar um número de telefone para contato. Para a imunização de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, também é necessário apresentar um documento que comprove a doença. As vacinas aplicadas nas crianças de 5 a 11 anos são Pfizer ou Coronavac, conforme a disponibilidade de doses.   

Atendimento

No Centro de Saúde, o atendimento para imunização ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30min. até às 13 horas e nas terças e quintas-feiras, das 7h30min. até o meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Mais informações sobre o cronograma de vacinação nas unidades de saúde, as ESFs realizam expediente de segunda a sexta-feira, das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA