Chefe do Cartório Eleitoral de São Luiz Gonzaga chama atenção para o prazo de 4 de maio
A chefe da 52ª Zona Eleitoral, Andréa Hugen, informou, na semana passada, que o atendimento presencial no Cartório foi retomado. Ela chamou atenção para a data de 4 de maio, que é o prazo nacional para o fechamento de cadastro e, portanto, o último dia para eleitores solucionarem pendências com a Justiça Eleitoral.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Aos eleitores de São Luiz Gonzaga, a principal orientação diz respeito à revisão do eleitorado. Esse processo iniciou em 2019, foi suspenso em 2020, por causa da pandemia, e retomado agora. Portanto, aqueles que não fizeram o cadastro em 2019, comprovando vínculo com São Luiz Gonzaga, precisam fazê-lo ou serão cancelados. Conforme o site do TSE, a “revisão do eleitorado é o procedimento pelo qual os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) convocam os eleitores inscritos em uma Zona Eleitoral (ZE) para que compareçam pessoalmente ao cartório eleitoral ou em postos criados para atender a esse objetivo, a fim de se verificar a regularidade de sua inscrição eleitoral”.
Além da revisão, outras medidas administrativas como transferência de município, local de votação, revisão de dado pessoal e confecção do título de eleitor do jovem que terá 16 anos no dia da eleição deste ano e, portanto, estará apto a votar, precisam observar o prazo anteriormente citado. Após o dia 4 de maio, todo o foco das equipes passará para a logística de votação.
Andréa informou, também, que a coleta biométrica continua suspensa. Ainda não há orientação do TSE sobre o assunto. As urnas são híbridas e, portanto, quem já tem cadastro biométrico poderá ser identificado pelo sistema e quem não tem será identificado pelo sistema convencional.
O atendimento no Cartório, localizado na Avenida Senador Pinheiro Machado, no Centro, entre as Ruas General Portinho e Edmar Fabrício, ocorre de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Andréa recomenda, especialmente aos que moram em outros municípios e no interior, a utilização do WhatsApp para retirada de dúvidas. Os números são (55) 9 9662-7489 – 9 9661-3454 ou o telefone fixo (55) 3352-2731.
Fonte: Rádio São Luiz