Coopatrigo realiza 1° Encontro de Produtores de Canola
A Coopatrigo reuniu na quarta-feira, 30, mais de 100 produtores associados que fazem parte do Programa de Cultivo da Canola na sua área de abrangência, promovendo a capacitação deles para essa que será a primeira atividade pós-frustração da safra de soja.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Ao abrir o encontro, o presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, disse que esse é um dos melhores projetos da Coopatrigo dos últimos anos e traz uma excelente alternativa de diversificação para o associado diluir seus custos fixos na propriedade.
O Programa de Cultivo de Canola da Coopatrigo vem aumentando gradativamente e esse ano deverá ter mais de 10 mil hectares cultivadas, onde o produtor associado tem o fornecimento de todos os insumos necessários. Inclusive, a semente, que é importada, tem o acompanhamento técnico da Coopatrigo e a garantia de compra da produção graças a um convênio de parceria da Coopatrigo com a Celena Alimentos.
Para realizar esse 1° Encontro de Produtores de Canola, a Coopatrigo, em parceria com a Celena Alimentos e ABRASCANOLA, Associação Brasileira de Produtores de Canola, trouxe a São Luiz Gonzaga o Professor e Pesquisador Gilberto Omar Tomm, o qual coordenou pesquisas inéditas a nível mundial demonstrando a viabilidade do cultivo de canola, cultura de climas frios, em regiões tropicais, colocando o Brasil como pioneiro na tropicalização do cultivo de canola.
Gilberto Omar Tomm promoveu, durante a tarde, uma capacitação dos Engenheiros Agrônomos e Consultores de Vendas da Coopatrigo, preparando-os para o acompanhamento técnico da cultura da canola. Já à noite, o Pesquisador abordou alguns aspectos importantes que precisam ser levados em conta pelo produtor para que ele obtenha um bom cultivo de canola e principalmente o resultado esperado.
Além das informações técnicas, o pesquisador foi enfático ao destacar o grande potencial que possui a Canola, que é uma cultura que tem um custo mais baixo, ocupa a mesma estrutura de equipamentos e pessoal já existentes na propriedade e é cultivada em um período que não atrapalha nenhuma outra cultura. “O óleo da canola possui uma demanda mundial muito grande e o Brasil se apresenta com um grande potencial para suprir parte desta demanda, e a Coopatrigo, com esse seu projeto, está largando na frente, dando essa grande alternativa para o seu associado”, destacou o Professor e Pesquisador Gilberto Omar Tomm.
Por Roberto Marques
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coopatrigo