Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Comitê de Combate à Dengue de São Luiz Gonzaga retorna às atividades

(Foto: Larissa Dorneles / Prefeitura de São Luiz Gonzaga)

Após quase dois anos sem reuniões presenciais, o Comitê Municipal de Combate à Dengue retornou as atividades na quinta-feira, 7, para tratar da sensibilização e conscientização da população, quanto a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A reunião ocorreu nas dependências da Polícia Ambiental, com a coordenação do titular do comitê, Carlos Sidnei Ferreira.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Vários assuntos entraram na pauta. O coordenador fez um breve relato da criação do comitê em 2010, a finalidade e o motivo da reativação. A secretária de Saúde, Clari Ramborger, a enfermeira Águeda Balbé e o coordenador da equipe de Combate à Endemias, Edson Pereira, falaram quanto a atualização do Plano de Contingência para o enfrentamento da dengue, zika vírus e chikungunya; o andamento da fiscalização efetuada pelos agentes com número reduzido de pessoas; o índice de pessoas que contraíram a doença no município; a aplicação do “fumacê” (que é uma estratégia para eliminar mosquitos transmissores da dengue) e o uso do carro de som solicitando a colaboração da população na prevenção.

Na ocasião, foi debatido também quanto à necessidade de cientificar o proprietário por meio da notificação, nos locais onde ocorre a não observação dos cuidados com objetos que possam ser criadouros do mosquito. O professor Rafael Meireles, da UERGS, sugeriu a realização de atividades de sensibilização no “Dia D de Combate à Dengue”.

O coordenador do comitê, Carlos Sidnei, falou sobre a necessidade dos membros do comitê estarem cientes da situação epidemiológica do município e assim cada um fazer a sua parte na divulgação por meio de suas entidades e instituições. Explanou também quanto aos belos serviços que os alunos das instituições educacionais fazem na multiplicação da informação que recebem nas escolas e a parceria da Secretaria da Saúde com o 4º RCB e Polícia Ambiental nas atividades de fiscalização e prevenção. Também ocorreram outras explanações pelos membros do comitê, as quais foram registradas em ata.

Participaram da reunião os membros titulares e suplentes das seguintes entidades e instituições: Carlos Sidnei Ferreira e Luiz Henrique Weber (APARP); Clari Ramborger, Águeda Balbé e Edson Pereira (SEMSA); profª. Rosneli Antonini (SEMEDE); Nelvia Tavares (SEMASC); Marisete Vieira (SEMPA); vereador Paulo Cesar Garcia (Câmara de Vereadores); tenente Leonardo Broilo e aspirante Yan Matheus de Brum (4º RCB); soldado Jean Bretschneider Ferreira (14º BPM); sargento Cristian Cappa Cardoso (2º Pelotão Ambiental); prof. Paulo César Prestes (32ª CRE); prof. Rafael Meireles (UERGS); e prof. Leonardo Farias (URI).

Por Comitê Municipal de Combate à Dengue  

Sair da versão mobile