Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Cine Lux é homenageado pela Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga

Homenageados e autoridades presentes na Sessão de segunda-feira, 18. (Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

O Cine Lux, um dos mais antigos cinemas de rua do Rio Grande do Sul, foi homenageado ontem, 18, na Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga.

Jairo Augusto Panzenhagen, diretor desde 1997, quando assumiu o legado deixado pelo pai, recebeu, ao lado da esposa e demais familiares, a “Moção de Reconhecimento”, que foi proposta pelas vereadoras Nara Mendes e Rose Grings em alusão aos 80 anos da entidade completados no dia 14 de março.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Localizado em prédio histórico no Centro de São Luiz Gonzaga, com capacidade para 131 pessoas, o empreendimento está na família há três gerações e é uma referência para cinéfilos de toda a região. Muitos são os que se deslocam de São Borja, percorrendo mais de 100 quilômetros, para prestigiar.

Durante manifestação na tribuna, Jairo demonstrou a gratidão, se emocionou e revelou a dificuldade que tem sido manter o cinema “de pé”. Ele citou que além dos problemas decorrentes da pandemia, hoje concorre com os serviços de streamings e com os preços elevados para exibir as películas. É que as distribuidoras praticam para o cinema de rua o mesmo valor que é cobrado dos cinemas localizados em grandes centros, como em shoppings, por exemplo, que são locais de ampla circulação.

Jairo pediu apoio da comunidade para que o cinema “não venha ser apenas mais uma lembrança”. Sua meta é levar o Cine Lux aos 100 anos. “É um ato de resistência”, afirmou.

O vereador Paulo César da Trindade Garcia, durante manifestação, citou um projeto que apresentou há alguns anos e que pode ser retomado agora. A ideia seria formalizar uma parceria que envolvesse as secretarias de Educação e de Cultura para que os alunos em situação de vulnerabilidade social do município pudessem ter acesso a sessões educativas, com ingresso subsidiado pelo poder público.

Fonte: Rádio São Luiz

 

Sair da versão mobile