Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Conafer tem efetuado descontos nos vencimentos de produtores aposentados sem autorização, afirma STR

(Foto: Ilustrativa/Divulgação)

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais vêm denunciando descontos ilegais que estariam sendo feitos dos vencimentos de produtores aposentados. A entidade responsável por tal ilegalidade seria a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), que não representa legalmente a categoria.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O presidente do STR São Luiz Gonzaga/Rolador, Rafael Dalenogare Paz, informa que alguns casos já foram registrados aqui na região. O modo como a Conafer tem acesso aos dados e como pratica os descontos ainda não estão claros. A Fetag encaminhou denúncia de estelionato.

Rafael explica que os descontos feitos de forma regular precisam da assinatura do agricultor. O documento assinado vai para Brasília e só depois para o INSS autorizar o desconto.

O valor que a Conafer está descontando é de R$ 24,00. “O agravante é que a Conafer procurou o município (de São Luiz Gonzaga) para firmar o convênio “Pecuária Mais Brasil”, que é a distribuição de 600 doses de sêmen para o Executivo distribuir para o agricultor. A grande questão é de onde vem o dinheiro”, alerta Rafael. Os prefeitos da região foram informados sobre a situação e o STR recomenda que o associado que perceber desconto semelhante no contracheque procure a entidade.

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile