Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Supervisor Regional Agropecuário reforça importância de realizar a Declaração Anual de Rebanho

(Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

O Supervisor Regional Agropecuário Paulo Ferronato falou nesta terça-feira, 24, sobre a Declaração Anual de Rebanho. Devem fazer a atualização dos dados todos aqueles que têm alguma espécie de animal, seja cavalo, suíno, aves. A referência às outras espécies é porque os produtores, às vezes, confundem que devem ser apenas os bovinos.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O período de declaração inicia no próximo dia 1º de junho e segue até 31 de outubro. A recomendação é que se realize no primeiro mês, permitindo tempo hábil caso seja necessária alguma correção.

Ferronato alertou que neste ano, além do saldo, quantidade e os dados habitualmente lançados, será preciso fornecer informações de infraestrutura das propriedades como área total, área utilizada pelos animais, quantidade de galpões, entre outras perguntas que variam dependendo da espécie criada.

Os formulários devem estar disponíveis no site da Secretaria de Agricultura do Estado a partir de hoje. Assim, os produtores podem procurar os órgãos como a Inspetoria e os sindicatos para obterem a ficha impressa e preencher com calma.

A partir do ano que vem, todo este processo será on-line. Todo o ajuste de informação será feito no acesso produtor on-line, por isso a importância de os dados serem corretamente lançados desde agora.

Caso o produtor não faça a declaração, neste ano, a partir de 1º de dezembro, vai ocorrer o bloqueio da ficha e enquanto o problema não for corrigido ele não poderá movimentar seus animais.

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile