Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Com a presença de Ex-Combatentes da Segunda Guerra Mundial, monumento em homenagem à FEB é inaugurado

(Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz)

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 03, como parte das atividades alusivas ao aniversário do município de São Luiz Gonzaga, no Complexo Esportivo Cícero Cavalheiro, o monumento em homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB), contingente de militares que combateram o nazifascismo durante a Segunda Guerra Mundial.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A obra, que representa um soldado progredindo em terreno elevado, em referência aos campos de batalha da Itália, foi confeccionada pelo escultor são-luizense Vinícius Ribeiro.

O ato inaugural teve a presença especial de três Ex-Combatentes, todos centenários, que fizeram questão de prestigiar a homenagem. São eles o capitão Elmo Diniz, presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, tenente José Negri e o cabo Tulibio de Melo Custódio, todos acompanhados de familiares.

Ao longo da inauguração foi entregue diploma de homenagem ao coordenador da Assessoria de Promoção do Desporto e Lazer (APDL) Tito Bilinski, uma das pessoas que liderou a campanha para a construção. Também foi concedida a benção ao monumento por um capelão militar.

Participaram, ainda, um contingente de militares do 4º Regimento de Cavalaria Blindado, autoridades civis e militares de São Luiz Gonzaga e região.

Ao final do evento, o comandante do 4º RCB Coronel Leonardo Faulhaber Martins informou que uma placa será fixada na homenagem informando o nome dos militares do “Regimento Dragões do Rio Grande” que participaram do contingente da FEB.

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile