Bombeiros socorreram detenta que entrou em trabalho de parto na Penitenciária de São Luiz Gonzaga

(Foto: Ilustrativa/Divulgação)

Emergências atendidas de 17 a 24 de junho

O relatório do Corpo de Bombeiros de São Luiz Gonzaga informa que a equipe prestou atendimento, nesta semana, a uma gestante que entrou em trabalho de parto. O fato que chamou atenção é que a mulher, de 23 anos, era uma detenta, que cumpre pena na Penitenciária Estadual de São Luiz Gonzaga.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A guarnição atendeu a ocorrência e encaminhou a mulher ao Hospital de São Luiz Gonzaga. A nota informa que ela foi deixada aos cuidados da equipe médica.

Vale ressaltar que desde abril deste ano está em vigor a Lei 14.326, que busca assegurar à mulher presa gestante ou puérpera (que deu à luz) um tratamento humanitário antes e durante o trabalho de parto e no período de puerpério (pós-parto), assim como assistência integral à saúde dela e do recém-nascido.

Confira, abaixo, as demais ocorrências atendidas na semana:

Ações preventivas – residência. A guarnição deslocou até a Rua Rio Branco, no bairro Vila Paz, para colocação de lona no telhado de uma residência, que devido às fortes chuvas entrou água.

Ações preventivas – residência. A guarnição deslocou até a Rua Marechal Floriano, para prestar auxílio a um senhor para a colocação de lona sobre a sua residência, que devido a fortes chuvas e a má condição do telhado alagou sua moradia.

Ações preventivas – residência. A guarnição deslocou até a Rua Santos Filho, no bairro Vila Marcos, para prestar apoio a uma senhora na colocação de lona em sua residência, que estava parte do telhado danificado.

Salvamento de pessoa – entorse. A guarnição deslocou até a Rua 1º de março, no bairro COHAB, para socorrer uma moça de 24 anos, que sofreu uma torção no seu pé esquerdo. A vítima teve o membro imobilizado e posterior foi encaminhada ao hospital, ficando sob cuidados médicos.

Salvamento de pessoa – luxação. A guarnição deslocou até a localidade de Restinga Seca para socorrer uma vítima de acidente doméstico. No local, uma senhora de 96 anos de idade, deitada em sua cama referindo fortes dores na região do fêmur, que após exame, foi constatado que parecia ter luxado o fêmur na região do quadril, no lado direito. Foi imobilizada a região mencionada e a paciente encaminhada até o hospital.

Salvamento de pessoa – colisão. A guarnição deslocou até a Rua General Leovegildo Paiva, no Centro, para socorrer vítima em colisão com motocicleta e automóvel. Apenas foi vítima um senhor condutor da motocicleta. Foram prestados os primeiros socorros. Ele referiu apenas dores no pescoço e cabeça, sendo imobilizado em maca rígida e encaminhado ao hospital.

Salvamento de pessoa – lesões corporais. A guarnição deslocou até a Rua Silva Jardim, no bairro Vila Trinta, para socorrer uma vítima de agressão física. No local foi encontrado um jovem de 19 anos de idade, sentado no sofá da sala, com pequenas lesões na cabeça e na face, região dos olhos, e queixando-se de tontura e mal-estar. Após os primeiros socorros, a vítima foi encaminhada ao hospital.

Salvamento de pessoa – mal súbito. A guarnição deslocou até a Rua Pedro Pereira Camargo para socorrer uma senhora 56 anos de idade, que estava sentindo falta de ar, sendo encaminhada consciente ao hospital.

Salvamento de pessoa – mal súbito. A guarnição deslocou até a Rua Dr. Bento Soeiro de Souza para socorrer uma pessoa de 61 anos de idade vítima de mal súbito devido à ingestão de medicamento para controle de colesterol. As reações adversas debilitam a vítima e limitam sua locomoção.

Salvamento de pessoa – mal súbito. A guarnição deslocou até a Rua General Portinho, no bairro Duque de Caxias, para atendimento/auxílio a idoso acamado. Chegando ao local foram realizados os primeiros socorros a um senhor de 73 anos de idade, posteriormente conduzido ao hospital.

Salvamento de pessoa – queda da própria altura. A guarnição deslocou até a Rua José Bonifácio para socorrer um senhor de 58 anos, vítima de queda em via pública. No local constatamos que a vítima estava caída ao solo e encontrava-se com escoriações no membro superior direito onde foi realizado curativo e após encaminhado ao hospital.

Combate a incêndio – residência. A guarnição deslocou até a Rua Abraham Lincoln, Vila Jauri, para realizar um combate a incêndio em uma residência de madeira de aproximadamente 70 m², onde estava com cerca de 90% tomada pelo fogo. No combate ao incêndio foi utilizado água através da viatura de combate.

Salvamento de pessoa – acidente veicular. A guarnição deslocou até a RS168, KM 59 desta rodovia, para socorrer vítimas em acidente veicular, com saída de pista, de um veículo de passeio, com 3 passageiros a bordo. No local, foi constatado lesões na cabeça e membros inferiores de uma senhora de 70 anos de idade, que vinha no banco traseiro, a qual foi imobilizada com colar cervical, maca rígida, e encaminhada ao hospital de São Luiz Gonzaga. Os demais ocupantes não sofreram lesões.

Salvamento de pessoa – acidente veicular. A guarnição deslocou até a RS168, em direção a cidade de Bossoroca, próximo a ponte sobre o Arroio Ximbocu, para socorrer vítimas de acidente veicular. No local foi constatado a saída de pista de um veículo de passeio. No seu interior haviam cinco pessoas feridas, sendo uma senhora de 90 anos, outra senhora de 53 anos, com possível fratura no membro superior direito, e o condutor de 64 anos, que apresentava tonturas. O passageiro, um senhor de 50 anos, foi atendido e conduzido pela equipe do SAMU ao hospital de São Luiz Gonzaga. Um outro passageiro foi conduzido ao hospital de São Luiz Gonzaga para avaliação médica, pela equipe de ambulância da Prefeitura Municipal de Bossoroca.

Por Sd Márcia Vargas, da Comunicação Social do 2º PelBM