Posto do IGP de São Luiz Gonzaga inicia a emissão do novo modelo de RG  

(Foto: Divulgação/IGP )

Emissão do documento ocorre como “teste piloto” somente para as primeiras vias do documento  

O Posto do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP) em São Luiz Gonzaga iniciou a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo modelo de carteira de identidade no Brasil. A instalação do sistema para emissão do CIN nos postos de atendimento no interior ocorreu na semana passada. A emissão do “novo RG” iniciou como “teste piloto” somente para as primeiras vias do documento.  

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A responsável pelo posto no município, Márcia Klein Nunes, lembra que os atendimentos devem ser agendados pelo site www.igp.rs.gov.br. Na ocasião do atendimento, o solicitante deverá apresentar o CPF, o qual será incluso na Carteira de Identidade Nacional. “O ‘novo RG’ é mais seguro que o atual. Ele possui vários dispositivos de segurança, como a impressão em papel moeda, um QR Code que vai armazenar dados e até informar se o documento foi furtado ou roubado. A carteira digital também poderá ser acessada no portal do Governo Federal, por meio do aplicativo, para quem encaminhou a 1ª via no novo modelo”, informa Márcia. O CPF precisa estar sem restrições na Receita Federal, com os dados corretamente registrados junto ao órgão.  

A CIN também possui um prazo de validade diferente, dependendo da idade do titular no momento da expedição. Por exemplo, para crianças de até 11 anos, o documento vale por cinco anos. Pessoas com até 59 anos, a identidade valerá por dez anos e para as pessoas com 60 anos ou mais, a carteira de identidade não terá prazo de validade. O período para a entrega dos documentos seguirá de 15 dias úteis.  

O modelo anterior do RG é válido até 28 de fevereiro de 2032. “Destacamos que não é necessário as pessoas terem urgência para encaminhar a CIN. O documento no modelo anterior seguirá válido por muito tempo. Lembramos que todos os postos da região estão habilitados a emitir somente a 1ª via do documento para aqueles que nunca solicitaram. Até o momento, não existe previsão de que o modelo seja emitido nas segundas vias”, destaca Márcia.  

O Posto do IGP de São Luiz Gonzaga está localizado na Rua Bento Soeiro de Souza, nº 2443 (localizado no mesmo prédio da Agência FGTAS/Sine), telefone (55) 3352-2181. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 horas até às 14 horas, sem fechar ao meio-dia, por meio de agendamento no site www.igp.rs.gov.br.     

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Posto do IGP