Procon alerta sobre casos de golpes aos aposentados e beneficiários do INSS 

(Foto: Ilustrativa/Divulgação)

Para evitar os golpes, não se deve aceitar nenhum tipo de ligação ou oferta de empréstimo ou resgate do INSS 

Munidos de muita persuasão, golpistas têm gerado prejuízos no município e microrregião. Por esse motivo, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de São Luiz Gonzaga alerta a população, em especial aos idosos, e aqueles que possuem benefício do INSS, como aposentadoria, pensão por morte ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).  

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Como o golpe está acontecendo? 

Este tipo de golpe acontece com uma simples ligação telefônica, na qual o atendente se identifica como funcionário do INSS, funcionário de algum banco ou consultor de alguma instituição financeira e informa a vítima que ela possui um valor a ser resgatado oriundo de pagamentos feitos a mais ou de empréstimos descontados erroneamente ou terá que fazer “Prova de Vida”, do seu benefício.  

O que fazer para evitar o golpe? 

Para evitar cair neste tipo de golpe, não se deve aceitar nenhuma ligação ou oferta quando o assunto é empréstimo ou resgate do INSS, e jamais passar dados pessoais como: RG, CPF, do comprovante de residência, e simplesmente uma selfie (foto de rosto), pois pode caracterizar a confirmação do empréstimo pelo consumidor, tampouco clicar em links enviados por pessoas desconhecidas no WhatsApp.  

Caí neste golpe. O que devo fazer? 

Aquele que caiu neste golpe deve imediatamente ir até a delegacia local, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). Procurar o Procon para proceder com o cancelamento do empréstimo e devolução do valor depositado em sua conta. Em nenhuma hipótese o consumidor deverá pagar boletos enviados pelos próprios vendedores de empréstimo.  

Preciso de um empréstimo. Como saber se não estou caindo em um golpe? 

Para o consumidor que realmente precisa do empréstimo, neste caso, ele deve procurar uma agência física de banco ou instituição financeira para ter todos os detalhes do negócio a ser realizado, ler atentamente as cláusulas do contrato, se informar a respeito do valor final a ser pago e não apenas acerca do valor da parcela que será debitada, e ainda dar preferência a estar sempre acompanhado ao fazer esse tipo de transação. 

Mais informações e para sanar dúvidas, é possível contatar o Procon de São Luiz Gonzaga, por meio do número (55) 3352-3199 (o qual também funciona como WhatsApp), pelo e-mail [email protected]br. O setor está localizado junto a sede administrativa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, na Rua Venâncio Aires, nº 2438. 

Por Procon de São Luiz Gonzaga