Procon alerta sobre casos de golpes aos aposentados e beneficiários do INSS
Para evitar os golpes, não se deve aceitar nenhum tipo de ligação ou oferta de empréstimo ou resgate do INSS
Munidos de muita persuasão, golpistas têm gerado prejuízos no município e microrregião. Por esse motivo, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de São Luiz Gonzaga alerta a população, em especial aos idosos, e aqueles que possuem benefício do INSS, como aposentadoria, pensão por morte ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Como o golpe está acontecendo?
Este tipo de golpe acontece com uma simples ligação telefônica, na qual o atendente se identifica como funcionário do INSS, funcionário de algum banco ou consultor de alguma instituição financeira e informa a vítima que ela possui um valor a ser resgatado oriundo de pagamentos feitos a mais ou de empréstimos descontados erroneamente ou terá que fazer “Prova de Vida”, do seu benefício.
O que fazer para evitar o golpe?
Para evitar cair neste tipo de golpe, não se deve aceitar nenhuma ligação ou oferta quando o assunto é empréstimo ou resgate do INSS, e jamais passar dados pessoais como: RG, CPF, do comprovante de residência, e simplesmente uma selfie (foto de rosto), pois pode caracterizar a confirmação do empréstimo pelo consumidor, tampouco clicar em links enviados por pessoas desconhecidas no WhatsApp.
Caí neste golpe. O que devo fazer?
Aquele que caiu neste golpe deve imediatamente ir até a delegacia local, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). Procurar o Procon para proceder com o cancelamento do empréstimo e devolução do valor depositado em sua conta. Em nenhuma hipótese o consumidor deverá pagar boletos enviados pelos próprios vendedores de empréstimo.
Preciso de um empréstimo. Como saber se não estou caindo em um golpe?
Para o consumidor que realmente precisa do empréstimo, neste caso, ele deve procurar uma agência física de banco ou instituição financeira para ter todos os detalhes do negócio a ser realizado, ler atentamente as cláusulas do contrato, se informar a respeito do valor final a ser pago e não apenas acerca do valor da parcela que será debitada, e ainda dar preferência a estar sempre acompanhado ao fazer esse tipo de transação.
Mais informações e para sanar dúvidas, é possível contatar o Procon de São Luiz Gonzaga, por meio do número (55) 3352-3199 (o qual também funciona como WhatsApp), pelo e-mail [email protected].
Por Procon de São Luiz Gonzaga