Coordenadora das ESFs de São Luiz Gonzaga fala sobre atual situação das unidades de saúde

Viviane visitou a emissora na quinta-feira

A coordenadora das ESFs de São Luiz Gonzaga, Viviane de Paula Carvalho, visitou a emissora nesta semana para informar sobre a atual situação dos atendimentos.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Entre as demandas está a ausência de médicos na Vila Paz e no Centro. Para contornar o problema, profissionais de outras unidades estão sendo remanejados para atenderem em dias específicos da semana.

Conforme Viviane, o município tem direito a três profissionais para a atenção básica pelo programa Médicos Pelo Brasil, que substituiu o Mais Médicos, mas no momento não há nenhum interessado. A maioria dos profissionais cadastrados neste programa é da região norte do país, por isso eles acabam não optando por um município que é geograficamente tão distante.

Outra preocupação é a falta de dentista. Por conta da dificuldade, o município tem “improvisado” a atuação de alguns odontólogos da Secretaria de Saúde, pois as ESFs estão sem. A demanda é grande e há encaminhamentos represados. Por enquanto, o problema está distante de ser resolvido. A prefeitura precisaria fazer o concurso para contratação.

Viviane encerrou citando a importância de o cidadão receber o agente de saúde e realizar o cadastro. Ela ainda alertou para casos de pessoas que estão pedindo para remover um dos membros da família do cadastro com intuito de obter benefício. A profissional esclarece que isso pode prejudicar quando essa pessoa removida precisar de atendimento médico, por exemplo.

Fonte: Rádio São Luiz