Petição Pública pede a permanência das Irmãs em São Luiz Gonzaga
Comunidade busca permanência da Congregação Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria em novos projetos sociais
A comunidade de São Luiz Gonzaga por meio de um grupo de senhoras da comunidade inicia mobilização na defesa da permanência das irmãs em São Luiz Gonzaga. Com uma petição pública divulgada por meio de um link gerado no site de petições publicas o manifesto pede a adesão de todos que sejam de acordo com o movimento.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Para assinar o documento, basta acessar ao link: https://peticaopublica.com.br/?pi=BR126645, inserir nome, e-mail e CPF. Também, foram criadas contas nas redes sociais: facebook e instagram com o título do movimento “irmãsaqui”. As assinaturas serão recolhidas até o mês de novembro, oportunidade que anexadas a documentos serão encaminhadas a administração da Congregação Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria.
No dia 25 de agosto, quinta-feira, o prefeito Sidney Brondani recebeu a visita das senhoras Heloísa Amaral, Regina Amaral, Jerusa Dutra, Dinara Bortoli Tomasi, Pâmela Moraes, Neli Oliveira e Martha Amaral. Na oportunidade foi comunicado ao prefeito a realização deste manifesto em prol da permanência da Congregação Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, considerando os relevantes serviços prestados ao município ao longo de mais de quatro décadas. As senhoras solicitaram que a congregação permaneça realizando serviços sociais junto aos bairros da cidade. O prefeito destacou o apoio ao movimento e a possibilidade de atuação da congregação em outras ações locais.
Logo após, no mesmo dia, em reunião no Galpão do Sobrado Amaral, foi comunicado sobre a mobilização para as irmãs da congregação que atuam no município, irmãs Jandira, Claudia e Valdi. Bem como, integrou-se ao grupo da mobilização, Ziza Hoffman e Raquel Amaral.
Abaixo parte do manifesto:
“Os trabalhos comunitários desenvolvidos pelas congregações católicas em São Luiz Gonzaga constituem a história de formação do município nos mais diversos segmentos, entre eles: social, saúde e educação.
Destacamos o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, o qual, atualmente é a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. O Hospital de Caridade de São Luiz Gonzaga, atualmente casa de saúde, com intervenção. O Asilo São Francisco de Paula, atual, Lar do Idoso, e o Lar Escola Nossa Senhora Conquistadora, que atende neste momento jovens de toda a região de abrangência.
A Congregação Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria iniciou suas ações em 02 de março de 1983 com o atendimento de crianças no turno inverso ao escolar, onde promoviam oficinas, aulas, e atendimento, com o encerramento do contrato e fechamento deste ciclo, a comunidade acredita que as ações das irmãs devem seguir em São Luiz Gonzaga, agora, com outros projetos, em especial, nas comunidades carentes do município.
Essa petição publica reconhece o estado laico, e que as manifestações religiosas são livres de qualquer tipo de pré-julgamento, somos livres, acreditando do mesmo modo que o trabalho social em questão está alicerçado no bem coletivo e independe de crença é acolhido por essa sociedade, pois apenas com a união será possível constituirmos uma cidade cada vez melhor”.
Fonte: Assessoria de Imprensa