Rotaract Club de São Luiz Gonzaga recebe a láurea “Jovem que faz a diferença”
Foi entregue ontem, 29, aos integrantes do Rotaract Club de São Luiz Gonzaga, a láurea “Jovem que faz a diferença”. A homenagem é uma deferência da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga aos jovens que se destacam em suas atividades.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Com quase oito anos de atuação, o Rotaract reúne pessoas a partir dos 18 anos, enfocando o trabalho voluntário na comunidade.
Na sessão solene, o clube foi representado na tribuna pela presidente Karine da Silva Nunes. Em entrevista, ela agradeceu o reconhecimento e destacou ações e projetos realizados recentemente.
Em julho, durante conferência distrital dos rotaracts, o grupo são-luizense conquistou 11 troféus, com destaque para o Projeto Refaz, que ficou em primeiro na categoria geral, e o 2º Galetaço Solidário, que ficou em segundo lugar na categoria geral. Ao longo de um ano uma média de 30 projetos são realizados.
Karine acrescentou que o “Rotaract está de portas abertas para todos que têm vontade de participar”. Os interessados podem entrar em contato com os integrantes, pelas redes sociais ou participar de alguma das reuniões.
Histórico
Uma Breve História sobre o Rotaract Club de São Luiz Gonzaga – “Em 6 de março de 2015, o Rotaract Club foi reativado em São Luiz Gonzaga e começou a trilhar sua gloriosa história. Por gloriosa, devemos entender que hoje o clube hoje goza de confiança e credibilidade por parte da comunidade são-luizense, apesar de estar ativo novamente há apenas 6 anos. Nesse tempo o Rotaract conquistou e reformou uma sede própria, a qual, hoje, é também compartilhada com o Interact.
Atualmente, o Rotaract segue com projetos que marcaram essa história e ainda acontecem graças às parcerias com a comunidade. Há mais de 3 anos, o Clube leva informação de qualidade e conta um pouco mais sobre Rotary a nível mundial para a população de São Luiz Gonzaga por intermédio de uma coluna semanal no jornal “A Notícia” e do programa “Rádio Rotaract”, na Rádio Cidade FM 98.7, o qual, inclusive, foi o primeiro programa de Rádio no Brasil voltado ao Rotary e seus programas. Esses projetos possibilitaram inúmeras parcerias com Advogados, Enfermeiros, Jornalistas, Médicos, Psicólogos, e entes públicos do Brasil e do mundo, a fim de levar informação ao público que nos acompanha por esses meios e também pela internet. O Clube também esteve presente nas duas últimas edições da Expo São Luiz, onde pode mostrar para toda a comunidade seus feitos. É válido o destaque para a Mesa Redonda, organizada junto com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, que tomou parte na última edição da feira com pessoas que conseguiram superar diversos tipos de câncer, mudando a tônica repetitiva do assunto e mostrando histórias de superação e garra.
Além disso, o respeito e carinho da comunidade pelo Rotaract Club de São Luiz Gonzaga também se deve às ações realizadas em prol do município e seus moradores. Em 25 de outubro de 2019 a Prefeitura Municipal sancionou o Decreto Municipal nº 5.331, o qual reconheceu o “Dia Mundial de Combate à Poliomielite” como uma data oficial do calendário municipal, o que ocorreu através do impulsionamento do Clube frente ao Legislativo em Sessão Ordinária. Também, por anos e com a parceria do Poder Público, mantivemos os canteiros da avenida principal da cidade floridos, o que sempre foi alvo de reconhecimento da comunidade para com o Clube. Desses projetos realizados na comunidade, vale destacar o projeto “Refaz” que está sendo finalizado e vai entregar uma sede aos moradores do Bairro Auxiliadora que hoje se encontram com uma associação ativa graças aos trabalhos do Rotaract. Ainda se destaca o apoio da comunidade no Projeto Lacres e Tampas do Bem, que além de manter a cidade reciclando materiais plásticos e de metal, colabora com o Banco de Cadeiras de Rodas do Rotary e com outras causas sociais. Entre esses projetos que marcaram a nossa história, também estão a entrega de uma biblioteca com mais de 180 livros ao Lar Escola e os diversos projetos de venda de alimentos (hamburgadas, feijoadas, galetaços, risotos, lasanhas e pizzas) que sempre apoiam diretamente alguma causa social de comoção municipal. As máscaras nas estátuas de Jayme Caetano Braun e Sepé Tiarajú também foram uma iniciativa do clube, juntamente com outras entidades, e estará sempre marcado como um dos primeiros projetos do clube durante a pandemia.
A nível distrital, mesmo com a curta história do Clube, marcam a nossa história a recepção de mais de 200 companheiros do Distrito 4660 na XI Rotaractíadas, que foi um momento muito especial para o clube. Também marca a nossa história os Oradores do clube, sendo que o companheiro Fábio Brum Machado levou o nome do Rotaract Club de São Luiz Gonzaga e do Distrito 4660 ao Concurso Nacional de Oratória do ano de 2020. Também devemos mencionar o destaque dos projetos realizados por aqui, sendo que hoje o clube é referência na execução e teve, não só o reconhecimento entre os 23 clubes do distrito, bem como no top 10 do Concurso Nacional de Projetos em duas oportunidades, com o projeto “Rádio Rotaract: A Cidade é Nossa” na categoria de Imagem Pública e com o projeto “Mulheres Vencedoras: Histórias que transbordam luta” na categoria de comunidades. Algo que também sempre nos orgulha é o reconhecimento da representação distrital com os companheiros do clube, que quase todo ano compõem e colaboram com a equipe do distrito mais pau ferro desse Brasil” – Texto do Rotaract Club de São Luiz Gonzaga.
Fonte: Rádio São Luiz