Chama Crioula é acesa no Passo do Padre, em São Nicolau

(Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz)

Foi realizada na manhã deste sábado, 10, a solenidade de acendimento da Chama Crioula. O ato marca o início dos festejos farroupilhas em toda a região.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Neste ano, o local escolhido para a geração da chama foi o Passo do Padre, em Santo Izidro, São Nicolau. A escolha fez referência àquele que é considerado o ponto de formação inicial do estado do Rio Grande do Sul, pois é local da travessia do Padre Roque González, em 1626.

O ato de acendimento da chama foi organizado pela 32ª Coordenadoria Regional de Educação, Escola São Izidro, Brigada Militar e Administração Municipal de São Nicolau.

Durante a solenidade, que teve a participação de crianças representando as diferentes etnias que foram o povo gaúcho, manifestaram-se autoridades e houve a celebração de uma missa.

Participaram do evento representantes de piquetes, ctgs, escolas, o homenageado de São Luiz Gonzaga, Cezar Fernandes, autoridades dos municípios, entre os quais os prefeitos Ricardo Klein e Sidney Brondani, vereadores, entre outros.

Ainda hoje, no fim da tarde, a acolhida será no CTG Primeira Querência do Rio Grande. Haverá um tertúlia no local. A expectativa é que o maior grupo de cavalarianos se dirija aos seus municípios amanhã, pela manhã, após o tradicional café de cambona.

Em São Luiz Gonzaga, a abertura oficial da Semana Farroupilha será na terça-feira, 13, às 17h, na Praça da Matriz.

Fonte: Rádio São Luiz