Chefe do Cartório Eleitoral destaca preparativos para a eleição de 2 de outubro

Foto: Arquivo/Rádio São Luiz

A titular do Cartório da 52ª Zona Eleitoral, Andrea Hugen, falou, nesta quarta-feira, 21, sobre a intensificação do trabalho nesta reta final antes da data marcada para o primeiro turno das eleições 2022.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Nesta quinta-feira, por exemplo, encerra o prazo para solicitar a segunda via do título de eleitor. Andrea explica que a emissão pode ser feita presencialmente, no Cartório, ou pela internet. Ela ressalta, no entanto, que o documento não é obrigatório. Ele apenas facilita para verificar qual a seção e o número do título. Para votar o obrigatório é um documento oficial com foto.

Eleitores que deixaram de votar em uma eleição podem votar normalmente. Já aqueles que deixaram de votar por três eleições consecutivas não. A Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição.

Andrea comentou que nas duas últimas semanas foram realizados os treinamentos com os mesários. Ela considera que o período foi exitoso, destacando que valoriza bastante o contato pessoal, pois é uma oportunidade para transmitir mais segurança aos colaboradores que estarão à frente das seções.

Nos próximos dias, as urnas eletrônicas receberão os eleitores e os candidatos. É o chamado processo de “carga” das urnas. O transporte dos equipamentos será no sábado, dia 1°/10.

A juíza eleitoral, Samyra Remzetti Bernardi, deverá realizar, em breve, reunião com os órgãos de segurança e demais equipes envolvidas no transporte das urnas. O encontro também será para discussão de outras questões práticas envolvendo o pleito.

Fonte: Rádio São Luiz