Mirian da Cruz e Jessica Rakowski destacam trabalho realizado na Ala de Saúde Mental do HSLG

Mirian da Cruz e Jessica Rakowski

Nesta quinta-feira, 22, a enfermeira coordenadora da Ala de Saúde Mental do Hospital São Luiz Gonzaga, Jessica Rakowski, ao lado da assistente social do setor, Mirian da Cruz, esteve na emissora para divulgar o trabalho da equipe, com ênfase na Campanha ‘Setembro Amarelo’, de valorização da vida.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Na entrevista, as profissionais destacaram a importância de “desmistificar” os mitos sobre o suicídio, ressaltando que falar sobre o tema contribui para o enfrentamento da doença mental.

Jessica citou que quase diariamente o pronto atendimento do hospital recebe uma pessoa que tentou tirar a própria vida. São, em sua maioria, jovens e idosos, sendo que o número cresceu durante o período da pandemia de Covid-19.

As profissionais ressaltaram que a casa de saúde são-luizense possui uma equipe qualificada que poderá acolher o paciente e orientar a família.

Jessica citou que muitas vezes o paciente tem medo ou vergonha de seguir o tratamento, por isso a importância da conscientização. A ala possui psicólogo, psiquiatra e o tempo de internação servirá para que a pessoa “organize o pensamento” e conte com o apoio da equipe.

Pessoas que estejam enfrentando problemas de sofrimento emocional devem buscar ajuda na rede de saúde municipal. Pode ser nas ESFs ou diretamente nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Fonte: Rádio São Luiz