Rádio São Luiz, a primeira emissora de rádio de São Luiz Gonzaga, completa 73 anos neste sábado

Foto: Arquivo/Rádio São Luiz

A Rádio São Luiz completa neste sábado, dia 1° de outubro, 73 anos. Fundada em 1949 por Elias Possap (in memoriam), a emissora é a primeira na radiofonia em São Luiz Gonzaga. Seu nome, São Luiz, é fruto de uma imposição da legislação da época. As emissoras tinham que ter o nome do seu município de origem.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Alicerçada no trinômio: notícia, música e esporte, a rádio do povo, como é carinhosamente conhecida pelos ouvintes, desempenha um valoroso papel na comunidade. Ao longo das mais de sete décadas, projetou artistas, difundiu a identidade missioneira, contribuiu para o desenvolvimento regional e informou sobre os principais acontecimentos.

Ela se adaptou rapidamente à convergência midiática e hoje, além da sólida audiência no rádio, possui expressivo número de seguidores nas redes sociais. São mais de 60 mil no Facebook, quase 20 mil no Instagram e um considerável número de inscritos no recém-criado canal no Youtube. As publicações no site da emissora, que são espelhadas nestas páginas, rapidamente repercutem, alcançando um público ainda maior.

Desde 20 de novembro de 2019, a rádio passou a transmitir em frequência modulada (FM). A migração para o 100.9 FM, deixando para trás os 1.060 khz da amplitude modulada (AM), mostrou-se uma decisão acertada. A rádio ganhou em qualidade sonora e em alcance, aumentando consideravelmente – com os seus 10kw de potência e torre com 102 metros – a sua área de cobertura.

A emissora, integrante do Sistema de Gaúcho de Comunicação, do diretor Claudio Zappe, tem como gerente-geral Luiz Oneide Nonemacher, e possui um empenhado grupo de colaboradores, sempre disposto a entregar o melhor para os ouvintes de São Luiz Gonzaga e região.

Fonte: Rádio São Luiz