Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Misael Porto propõe que idosos, gestantes, mães de crianças menores de cinco anos e pessoas com deficiência possam marcar consultas nas ESFs por telefone

Foto: Rádio São Luiz/Arquivo

O vereador Misael Porto, do PSD, protocolou projeto de lei para que Poder Executivo, por meio da Secretaria de Saúde, analise a viabilidade de ser implementando um sistema de marcação de consultas por telefone. O público beneficiado seriam idosos, gestantes, mães de crianças menores de cinco anos e pessoas com deficiência.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Misael observou essa necessidade a partir do momento em que tomou conhecimento de pacientes que esperaram mais de 12h em uma fila para conseguir a ficha. Isso teria ocorrido em uma ESF do município (ele não citou qual), em que os pacientes teriam ido de madrugada e recebido a ficha apenas após o meio-dia.

A ideia de facilitar a marcação para este público leva em conta se tratar de um grupo em maior vulnerabilidade.

O assunto deverá ser discutido com a Secretaria de Saúde. Algumas ESFs do município já adotaram o sistema de agendamento prévio de consulta presencialmente.

Outro assunto relacionado com a saúde abordado pelo vereador foi a falta de médicos e dentistas. Ele propõe que a Comissão de Saúde da Câmara se reúna para buscar uma solução e apresentar ao Executivo.

Sair da versão mobile