Experiência do Hospital Santo Ângelo em cirurgia bariátrica é destaque em congresso na Bahia

Foto: Divulgação/HSA

O Hospital Santo Ângelo foi destaque no XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica realizado de 27 a 29 de outubro, em Salvador, na Bahia.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Na ocasião, o médico José Nowicki Mustafá falou sobre o tema “A viabilidade da cirurgia bariátrica videolaparoscópica no SUS: custos x benefícios”, abordando a experiência no HSA.

Mustafá mostrou que em junho de 2012 foi publicada a portaria que habilitava o referido hospital como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade ao Portador de Obesidade Grave – a única do interior do Estado. A partir de agosto, as cirurgias bariátricas – até então realizadas de forma aberta – passaram a ser videolaparoscópicas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, mesma técnica, mesma equipe, mesmos equipamentos e mesmo atendimento dos convênios e particulares.

“Em um país onde apenas 7,2% dos pacientes operados, entre 2017 e 2021, no SUS, foi por videolaparoscopia, só posso ter orgulho e satisfação em sermos o primeiro serviço do interior do Estado – e um dos poucos no Brasil – a ofertar aos pacientes essa via de acesso minimamente invasiva, cuja recuperação é mais rápida, prevendo menores complicações e breve retorno do paciente às atividades rotineiras. Hoje, nosso serviço é referência para 145 municípios – ou seja, mais de 1,3 milhão de pessoas. Agradeço e parabenizo a todos os envolvidos nesse processo (governos federal e estadual, Hospital Santo Ângelo e a minha equipe). Somente com união, comprometimento e vontade de fazer, tornamos esse sonho possível, e hoje é referência no Brasil”, destacou o médico.

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e reuniu cerca de três mil participantes do Brasil e outros países.

Fonte: Assessoria de Imprensa do HSA