Coopatrigo e Adama instalam 12 Estações Meteorológicas na região

Foto: Divulgação/Coopatrigo

A Coopatrigo e a Adama, que já possuem uma parceria através da Adama Clima com um Totem Digital para acesso às informações climáticas na Sede Administrativa, em São Luiz Gonzaga, estão ampliando o número de Estações Meteorológicas instaladas na região de atuação da cooperativa a fim de fornecer informações mais precisas aos associados como temperatura, umidade relativa do ar, volume de chuvas e previsão climática para cada um destes locais.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Para facilitar o acesso dessas informações, as 12 Estações Meteorológicas foram inseridas na Plataforma Smartcoop, que é o aplicativo das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul. O produtor associado deve se cadastrar na sua Unidade de Trabalho e a partir daí pode acessar essas informações diretamente no seu telefone ou computador, além de usufruir das demais funções que existem na Plataforma Smartcoop.

As Estações foram instaladas em vários pontos da região, permitindo que os associados tenham informações mais precisas para as suas propriedades. Elas estão localizadas em São Luiz Gonzaga, Rolador, Caibaté, São Lourenço, Santiago, Bossoroca, Santo Antônio das Missões, São Gregório, São Borja, Garruchos, São Nicolau e Roque Gonzales.

A área técnica da Coopatrigo destaca que alguns manejos necessitam de informações mais precisas de umidade relativa do ar, temperaturas e velocidade dos ventos para que eles tenham o efeito desejado nas lavouras. “Os custos de produção estão cada vez mais elevados e não podemos desperdiçar produtos defensivos pela leitura errada de algumas dessas informações que constam nas Estações Meteorológicas”, relatou o Presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, ao receber do RTV da Adama, Gerson Portela, um destes equipamentos, juntamente com o Coordenador Técnico Bento Butenbender.

Nestes últimos meses, a Coopatrigo tem intensificado o trabalho de inserção dos seus associados na Plataforma Smartcoop e todos os Consultores Técnicos e Agrônomos estão aptos a realizarem o cadastro dos associados assistidos para que eles possam se beneficiar desta nova ferramenta para as suas atividades na propriedade.

Na plataforma Smartcoop, o produtor lança as informações produtivas da rotina de sua propriedade rural, consulta previsão do tempo, recebe alertas sobre suas atividades, consulta sua produção entregue na Cooperativa, avalia os indicadores de desempenho de seu negócio e muito mais.

Por Roberto Marques, Assessor de Comunicação Coopatrigo