Escritora são-luizense lança livro sobre violência contra a mulher


Ela estará na Feira do Livro de São Luiz Gonzaga no dia 03 de dezembro. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
A são-luizense Marta Azzolin, formada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria e Escrivã da Polícia Civil há mais de 10 anos, lançou, recentemente, o livro “Crônicas da Liberdade”. A publicação, que reúne fragmentos de experiências presenciadas por ela durante sua atividade profissional, tem ganhado repercussão em todo estado, inclusive com recente apresentação na Feira do Livro de Porto Alegre.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Em entrevista, Marta explicou que o livro é fruto “de madrugadas nos plantões, com presença frequente da mulher sozinha, desamparada, sem ter para onde voltar, após episódios de agressão”.
Em resumo, o livro é um compilado de crônicas a respeito desses atendimentos, com relatos das agressões verbais, psicológicas e físicas que as mulheres sofrem, como em um dos casos que mais lhe chamou atenção, em que a vítima “teve que dormir na área de casa porque o marido não deixava ela entrar”.
Atualmente lotada em delegacia de Três Passos, Marta explica que resolveu contar essas histórias para que as meninas que hoje estão em bancos escolares “saibam como é o fim para corrigir o começo”.
Ela defende a necessidade de falar sobre o tema para que a sociedade saiba como agir. “É preciso denunciar, não precisa ter vergonha. Para diminuir esses casos os homens precisam temer agir dessa forma”. “Um conselho para as meninas é que o amor existe, que homens não são todos iguais. Tem que prestar atenção nos sinais. Espero que essa geração que está vindo se encoraje, mude esse ciclo”.
Marta estará na Feira do Livro de São Luiz Gonzaga no dia 3 de dezembro. A sessão de autógrafos será a partir das 16h.
Fonte: Rádio São Luiz