Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Câmara Municipal entrega Moção de Reconhecimento a João Maciel e a Zeca Cross

Fotos: Emerson Scheis

Na tarde desta quarta-feira, 16 de novembro, a Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga, por meio de proposição da vereadora Rose Grings (Progressistas), entregou Moção de Reconhecimento a João Maciel, em razão do Dia do Músico, a ser comemorado no dia 22 deste mês, e a Zeca Cross pelos 40 anos de atuação da empresa Cross Moto-Peças em São Luiz Gonzaga, completados no mês de outubro.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

João Maciel – O músico João Alberto Freire Maciel, 74 anos, possui trajetória de mais de 23 anos na trova, poesia e música missioneira, além de mais de 1.000 troféus conquistados desde a sua juventude, participando de festivais em todo o RS.

João Maciel é natural de Bossoroca. Filho de Antônio Maciel Ferreira e Izaura Freire Maciel, é divorciado e pai de Carlos Alberto Caetano Maciel, 50 anos, e Djair Caetano Maciel, 48. Ele conta que o pai era amigo de Jayme Caetano Braun, sendo o seu vizinho mais próximo, e por isso, durante a sua infância, muitas vezes viu o pajador chegar logo cedo, e junto ao fogo de chão, recitar os seus versos. Foi aí que João Alberto começou a ter gosto pela arte da trova, mas tinha receio de mostrar os seus versos, devido à reação do seu pai. O músico conta que gostava de Jayme Caetano Braun e de Gildo de Freitas, tendo uma grande facilidade para decorar as letras de músicas de Gildo de Freitas que tocavam na rádio.

O primeiro concurso de trovas que venceu foi realizado pelo Quartel e sempre participava dos festivais da Rádio São Luiz e venceu todos. Com 16 anos, cantou pela primeira vez na Rádio São Luiz, sendo a sua voz comparada a de Gildo de Freitas. Neste mesmo período, começou a lecionar em escola municipal em Bossoroca, atuando por oito anos na profissão.

O músico conta que ganhou diversos festivais de trova e música no Estado, acumulando mais de mil troféus desde então, ficando boa parte destes em Porto Alegre e o restante na casa de familiar. Mas a carreira profissional, segundo ele, iniciou em 1999, com a gravação do primeiro CD, sendo seis até hoje: Saudando Gildo de Freitas, Lembrando Gildo de Freitas, No Jeitão do Velho Gildo, Seguidor de Gildo de Freitas, Sou Grosso e Não Me Ajeito e Gildo Abriu o Meu Caminho. Para 2023, deverá lançar um novo trabalho, já guardando letras para o novo CD.

Sua carreira já permitiu shows, além do RS e Brasil, shows em países do Mercosul, sendo Campeão Brasileiro de Trova em 2009, recebendo homenagens da Câmara de Vereadores e de entidades locais. Mas antes, em 2006, recebeu da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, homenagem com o troféu Gildo de Freitas, por ser o artista mais próximo ao cantor. Tem ainda, seis participações em discos de outros artistas, além de participar como jurado de vários festivais de trova e de música na cidade, região e Estado.

João Maciel é ainda o idealizador e coordenador do Festival de Trovas Jayme Caetano Braun, que ocorre junto a Festa do Arroz Carreteiro, que já em sua primeira edição em 2018 reuniu mais de 20 cidades gaúchas em São Luiz Gonzaga.

Zeca Cross – José Luiz de Oliveira Portes, o “Zeca Cross”, é natural de Santa Bárbara do Sul, filho de Otilena Souza Portes e Francisco Ruan de Oliveira Portes. Com 69 anos, é casado com Lisete Terezinha da Silva Portes há mais de 40 anos, sendo pai de Ronald, Ana Jolise e Ana Elise.

José Luiz conta que veio para São Luiz Gonzaga em 1972, para trabalhar na plantação, e assim o fez durante oito anos, nas terras do senhor Odil Martins, próximo ao Pirajú. Depois desse período, foi caminhoneiro durante três anos, até entrar para a área do comércio, em 1982, abrindo a Cross Moto-Peças. O forte da empresa atualmente são as peças e oficina, mas já vendeu motos, como as marcas Sundown e Suzuki. Hoje trabalham na Cross Moto-Peças cinco pessoas, os filhos, Ronald Luiz da Silva Portes e Ana Elise da Silva Portes, e mais três funcionários.

Conforme o empresário, hoje já aposentado das funções na empresa, “A intenção da gente é trabalhar e levar o tempo máximo possível e entregar a empresa aos filhos, como de fato aconteceu, e eles estão levando bem hoje, pois se criaram junto no balcão. O Ronald é Administrador pela Unopar, e a Ana Elise é Contabilista, curso completo também na Unopar. Foi realizada uma confraternização, no dia 1º de outubro, para a comemoração dos 40 anos da empresa, com programa de Ramão Valter, e, no dia 9, o radialista Alcides Figueiredo fez um Galpão de Estância, ao vivo, pela Rádio São Luiz”, conta.

“Com relação a música, na minha terra eu levava mais profissionalmente, e depois que vim para cá, se tornou mais como um hobbie. Sou bem conhecido em toda a região, as pessoas sempre lembram do meu nome para eventos e festivais, o Zeca Cross está sempre presente. Já fiz acompanhamento com gaita para Neneca e os Maicá, em Cruz Alta, por exemplo”, completou.

“Faço um agradecimento especial aos clientes e comunidade em geral, por me acompanhar nesses 40 anos de atuação, e que confiaram na loja e em meu trabalho, que auxiliou, com certeza, no crescimento de nossa São Luiz Gonzaga”, finaliza o homenageado.

Pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga

Sair da versão mobile