Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Itacurubi passa a integrar a Associação dos Municípios das Missões

Prefeito Gelso Soares recebe a Cruz Missioneira, símbolo da região, do prefeito de São Nicolau Ricardo Klein. Foto: Divulgação/AMM

Em assembleia da Associação dos Municípios das Missões, realizada no dia 11 de novembro de 2022, na cidade de Salvador das Missões, o município de Itacurubi passou a fazer parte da AMM, sendo aprovada sua solicitação por unanimidade pelos prefeitos presentes na reunião.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Itacurubi fica distante cerca de 500 quilômetros da capital do estado. Sua extensão territorial é 1.120,874 km² e a população é de aproximadamente 3.470 habitantes, segundo dados do IBGE.

Quem nasce em Itacurubi é chamado de itacurubiense e atualmente o município é administrado por Gelso dos Santos Soares, prefeito, e José Adolfo Caetano Rigon, vice-prefeito.

O início da povoação de Itacurubi deu-se por volta de 1890, com a chegada do Capitão da Marinha Jacques Ouriques Simons, oriundo da Bahia, com a consequente instalação de uma casa para a troca e venda de produtos na região. Esses primeiros moradores muito contribuíram, com seu bravo trabalho, para o desenvolvimento e crescimento de Itacurubi. Em 1930, surgiu a primeira farmácia, e em 1947, foi fundada a Associação do Aeroclube de Itacurubi, sendo no mesmo ano criada a Escola Estadual de 1° Grau Vicente Goulart.

O aniversário do município é dia 9 de maio, data de sua fundação no ano de 1988. Era distrito subordinado aos municípios de São Borja e Santiago. No dia 10 de abril de 1988 ocorria o plebiscito, ocasião em que a maioria dos itacurubienses foi às urnas e disse “sim” à emancipação, permitindo que Itacurubi deixasse de ser um distrito e após se tornasse, oficialmente, um município. A vitória no plebiscito foi a consagração dos anos de trabalho e dedicação do movimento emancipacionista, que teve início em 1984 e enfrentou diversos obstáculos e impasses até conquistar esse feito. Mais do que isso, a data marcou o início de um novo capítulo na história do hoje município de Itacurubi, a qual ainda vem sendo escrita, dia após dia.

Os municípios limítrofes são: São Borja, Unistalda, Bossoroca e Santo Antônio das Missões.

Ita = pedra; Curuba = caroço; I = pequeno. (Fonte: dicionário Tupi-Guarani).

Fonte: AMM

Sair da versão mobile