Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Comunidade protesta contra fechamento de turmas na escola José Bonifácio

Foto colorida de protesto em escola José Bonifácio

Mães protestam contra transferência de alunos para outras escolas – Foto: Rádio São Luiz

Pais e membros da comunidade protestam contra o fechamento de turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, em São Luiz Gonzaga. O protesto começou nesta terça-feira, 20, na frente da escola. As manifestações ocorrem após o anúncio de que as turmas do 6° ao 9° serão fechadas a partir de 2023, por conta do baixo número de alunos nessas turmas.

Atualmente, a escola possui 101 alunos, sendo 35 alunos nas séries finais do ensino fundamental, turmas que serão fechadas De acordo com a prefeitura municipal, esses alunos serão transferidos para outras escolas próximas da comunidade. Segundo a presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola, Jéssica Beck, a medida impacta as famílias e crianças. “A nossa comunidade não tem como dispor de recursos para os nossos filhos estudarem mais longe”, conta.

A presidente do CPM também critica a afirmação da administração de que a mudança dos jovens seria facilitada pela distância das outras escolas do município. “As crianças vão ter que passar por barro e situações indesejadas que nós pais não queremos”, comenta Jéssica Beck.

Uma das principais reclamações apontadas pela presidente do CPM é a falta de diálogo com a comunidade. Beck afirma que os pais foram avisados somente no final de novembro sobre a decisão. “Vamos perder nossa potência dentro do bairro. Queremos diálogo, educação em primeiro lugar, mas sempre lutando por direitos, o que estamos cobrando é nosso por direito”, afirma Jéssica Beck.

Fonte: Rádio São Luiz

Por Micael dos Santos Olegário

Sair da versão mobile