Justiça determina pagamento de despesas de pais de gêmeas siamesas de São Luiz Gonzaga

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou, na segunda-feira, 19, que o estado pague as despesas dos pais das gêmeas siamesas Sofia e Milena, nascidas em Porto Alegre em 1º de novembro. As meninas são filhas do casal de São Luiz Gonzaga, Lorisete dos Santos e Marciano da Silva Mendes. 

A decisão ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar a interrupção da gestação, solicitada pelos médicos dada a condição de saúde das gêmeas. A sobrevivência das gêmeas já era considerada improvável e o quadro atual delas é grave. Lorisete trabalha como auxiliar de limpeza e Marciano como pedreiro, ambos estão impossibilitados de trabalhar no momento e não têm recursos para se manter em Porto Alegre.

foto colorida de Lorisete e Marciano

Casal está impossibilitado de trabalhar – Foto: Reprodução/RBS TV

Segundo informações do Portal G1, o juiz Rodrigo Kern Faria, do Juizado Especial Cível Adjunto de São Luiz Gonzaga, determinou que o estado pague, em até 48 horas, R$3 mil para despesas com alimentação pelo período de 30 dias. A informação foi confirmada pela Defensoria Pública, que representa a família no caso. 

A mãe, Lorisete procurou a Defensoria Pública de São Luiz Gonzaga em 8 de setembro, com 25 semanas de gestação. Ela estava em posse de laudos, tanto da rede pública municipal quanto do Hospital Fêmina, onde as meninas estão internadas, que davam conta da impossibilidade de vida “extra uterina” (fora do útero, da barriga da mãe) das gêmeas siamesas.

Fonte: G1